Chanceler russo diz que Brasil e outros países não querem receber ordens dos EUA
Em entrevista à rede russa RT, Sergei Lavrov afirma que Ocidente está sendo hostil com a Rússia durante a guerra na Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em entrevista publicada nesta sexta-feira (18) que o Brasil não quer ser “receber ordens” dos Estados Unidos. O chanceler russo também cita Argentina, China, Índia e México entre os países que “nunca aceitariam” um mundo comandando pelo tio Sam.
“Há personagens que nunca aceitariam uma aldeia global sob o xerife americano”, disse Lavrov em entrevista à rede russa RT. “China, Índia, Brasil, Argentina, México. Tenho certeza de que esses países não querem estar em uma posição em que o Tio Sam os ordene a fazer algo e eles digam ‘sim, senhor’”.
Brasil, China e Índia, ao lado da África do Sul, são parceiras da Rússia no Brics — grupo formado por países emergentes para estimular a relação econômica entre as nações. Entretanto, na guerra na Ucrânia, os países parecem ter opiniões distintas.
No início de março, foi votada na ONU uma resolução contra a invasão russa no leste europeu e apenas o Brasil foi a favor da medida. África do Sul, Índia e China preferiram se abster, enquanto a Rússia foi contra.
Para Lavrov, a operação militar na Ucrânia — forma como os russos chamam a guerra — mostra a hostilidade ocidental ao seu país. O chanceler acredita que a Rússia nunca seria aceita como igual após o colapso da União Soviética.
“Nós não estamos fechando a porta para o Ocidente, eles estão fazendo isso. Mas, quando eles voltarem aos seus sentidos, e quando esta porta for reaberta, [...] nós iremos cooperar com eles sabendo muito bem que não podemos ter certeza de que eles são confiáveis”, ressalta Lavrov.
Últimas notícias
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Confronto entre policiais militares e suspeitos deixa três mortos em Rio Largo
imagens mostram fuga de pessoas durante incêndio na Suíça
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Prefeitura de Maragogi se pronuncia sobre incidente em Barra Grande e garante apuração dos fatos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
