Chanceler russo diz que Brasil e outros países não querem receber ordens dos EUA
Em entrevista à rede russa RT, Sergei Lavrov afirma que Ocidente está sendo hostil com a Rússia durante a guerra na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em entrevista publicada nesta sexta-feira (18) que o Brasil não quer ser “receber ordens” dos Estados Unidos. O chanceler russo também cita Argentina, China, Índia e México entre os países que “nunca aceitariam” um mundo comandando pelo tio Sam.
“Há personagens que nunca aceitariam uma aldeia global sob o xerife americano”, disse Lavrov em entrevista à rede russa RT. “China, Índia, Brasil, Argentina, México. Tenho certeza de que esses países não querem estar em uma posição em que o Tio Sam os ordene a fazer algo e eles digam ‘sim, senhor’”.
Brasil, China e Índia, ao lado da África do Sul, são parceiras da Rússia no Brics — grupo formado por países emergentes para estimular a relação econômica entre as nações. Entretanto, na guerra na Ucrânia, os países parecem ter opiniões distintas.
No início de março, foi votada na ONU uma resolução contra a invasão russa no leste europeu e apenas o Brasil foi a favor da medida. África do Sul, Índia e China preferiram se abster, enquanto a Rússia foi contra.
Para Lavrov, a operação militar na Ucrânia — forma como os russos chamam a guerra — mostra a hostilidade ocidental ao seu país. O chanceler acredita que a Rússia nunca seria aceita como igual após o colapso da União Soviética.
“Nós não estamos fechando a porta para o Ocidente, eles estão fazendo isso. Mas, quando eles voltarem aos seus sentidos, e quando esta porta for reaberta, [...] nós iremos cooperar com eles sabendo muito bem que não podemos ter certeza de que eles são confiáveis”, ressalta Lavrov.
Últimas notícias

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01

Homem morre após cair de bicicleta em Luziápolis; IML confirma óbito

Receita Federal apreende cerca de R$ 3 milhões em calçados falsificados em Maceió

Seminfra substitui tubulação da região central, que ameaçava colapsar

JHC está em negociações avançadas com o União Brasil

Se vier a Alagoas, Lula será recebido com protesto em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
