Servidor que trabalhou na formação do Itec disponibiliza livros escritos com legado na TI pública
Seis obras foram sendo escritas nos últimos 20 anos detalhando o desenvolvimento da Tecnologia da Informação
No dia 30 de abril o Itec Alagoas completa 20 anos enquanto autarquia. Um de seus idealizadores nesse processo foi o servidor Marcos Fonsêca. E ele recebeu do Instituto de Tecnologia Estadual um elogio publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (08/04) pelos seis livros escritos durante anos de pesquisa. O diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior, entregou ao servidor um certificado como forma de agradecimento e oficialização da homenagem.
“Se não valorizamos o passado, não conseguimos viver o presente e muito menos construir o futuro. Quando eu cheguei por aqui, o acervo do seu Marcos Fonsêca, que ele mantinha e organizava numa sala pequena, me fascinou, pois sou um amante da história. Tivemos a felicidade de ver Alagoas muito bem representada pelo Seu Marcos no Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, em Porto de Galinhas (PE), onde apresentou seus livros. Então, para nós, é motivo de felicidade homenageá-lo hoje e podermos receber a autorização do próprio servidor para publicação dessas obras” disse Luciano Júnior. No DOE desta sexta-feira, na Portaria Itec Nº 34/2022, o texto era o seguinte:
“O Diretor-Presidente, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1° - ELOGIAR, o servidor MARCOS FERNANDO QUINTELA FONSECA, matrícula nº 499-5, pelo compromisso e dedicação para com o Instituto, pela competência, eficiência e disponibilidade, durante o período em que exerceu suas funções de forma incansável, e, durante este período em razão de atuação destacada no âmbito das suas funções, de caráter excepcional e com grande repercussão social e institucional, promoveu pesquisas e publicou seis livros dedicados ao pleno desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado de Alagoas e no Brasil”.
O servidor ficou muito emocionado pelo reconhecimento e colocou à disposição para uso do Itec todo o acervo histórico que reuniu, assim como também os seis livros que deixa prontos para revisão e publicação. “Eu agradeço de coração a tudo que o diretor-presidente Luciano Júnior fez por mim e pelas minhas pesquisas, pelo apoio, empenho, consideração que nunca me faltaram, inclusive no lançamento dos livros no Secop em Porto de Galinhas. São 44 anos de serviço público e todo o acervo que organizei e os livros que escrevi estão à disposição do Itec” disse o servidor.
A saga de colecionar e guardar os materiais sobre as TICs começou logo após a criação do Itec, em 2002. “Eu percebi que para criar o Itec eu havia ficado com uns 300 materiais sobre tecnologia, que precisava ser mantido e catalogado. Aí eu bolei uma cartilhazinha, espécie de um glossário, falei com o presidente na época, Robério dos Santos, que me deu todo apoio e disse: 'pesquise'. Aí eu comecei a receber dezenas de contribuições e saiu esse trabalho que existe hoje”, completou o servidor. Estiveram presentes na cerimônia servidores do Itec e amigos, além da família do homenageado.
OBRAS PRODUZIDAS
1º Livro – 2001 – Coletânea de Termos Técnicos e Científico das TICs;
2º Livro – 2006 – Odisseia das TICs;
3º Livro – 2008 – A Herança Genética das TICs;
4º Livro – 2011 – A Mecânica das TICs; (Linguagem de Computação);
5º Livro – 2012 – O Cotidiano das TICs; (Dia da Tecnologia);
6º Livro – 2015 – As TICs; todos serão em breve disponibilizados pelo Itec Alagoas.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
