Saúde

Estudo mostra prós e contras da aspirina para prevenir problemas cardíacos

Pesquisa publicada na revista JAMA mostrou que dose diária aumentou o risco de sangramento no intestino ou no crânio

Por CNNBrasil 14/04/2022 14h02 - Atualizado em 14/04/2022 15h03
Estudo mostra prós e contras da aspirina para prevenir problemas cardíacos
Estudos recentes não conseguiram identificar um benefício substancial da aspirina na prevenção primária em grupos especiais - Foto: Reprodução

A aspirina, um analgésico leve, é um dos medicamentos mais conhecidos do mundo. Um uso cada vez mais comum desse medicamento popular, no entanto, pode não ser seguro para alguns adultos mais velhos, sugere uma nova análise de pesquisas existentes.

Pessoas sem problemas cardíacos que tomaram aspirina em baixa dose diária tiveram um risco menor de ataque cardíaco, derrame e morte; no entanto, os modestos benefícios obtidos foram equilibrados por um grande risco, mostrou uma pesquisa publicada na terça-feira (12) na revista JAMA. A dose diária aumentou o risco de sangramento no intestino ou no crânio.

“Isso põe em dúvida o benefício líquido de tomar aspirina e se as pessoas que não tiveram doenças cardiovasculares anteriormente devem tomar aspirina”, Dr. Sean Zheng, principal autor do estudo e pesquisador clínico acadêmico em cardiologia no King’s College Hospital, em Londres, escreveu em um e-mail.

A aspirina em baixa dose tomada diariamente é frequentemente recomendada para pessoas com problemas cardíacos, apesar dos riscos conhecidos de sangramento gastrointestinal ou intracraniano.

Estudos científicos mostraram o benefício comprovado da aspirina em ajudar a prevenir um segundo ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pacientes de alto risco.

No entanto, a controvérsia envolve o uso de aspirina para prevenir um primeiro ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pacientes de baixo risco.