Eleições

64% dos adolescentes dizem que vão votar em outubro

Fundo das Nações Unidas para Infância incentiva busca pelo título de eleitor e participação nas eleições

Por CNNBrasil 19/04/2022 15h03 - Atualizado em 19/04/2022 17h05
64% dos adolescentes dizem que vão votar em outubro
64% dos adolescentes dizem que vão votar em outubro - Foto: Reprodução

Seis em cada dez adolescentes afirmam que vão votar nas eleições de outubro. Os dados são de uma enquete virtual promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a organização Viração Educomunicação, com a resposta de mais de 3 mil jovens entre 15 e 17 anos, de todas as regiões do país.

Outros 21% ainda não sabem dizer e 15% não vão participar das eleições. Nesse último grupo, 10% disseram que não querem votar e outros 17% que não vão conseguir tirar o título a tempo.

Além disso, 69% afirmaram não ter idade suficiente, alguns com 16 e 17 anos, o que indica a falta de informação sobre o assunto. O voto é facultativo no Brasil a partir dos 16 anos e o título pode ser solicitado até o dia 4 de maio.

A consulta foi feita pelas redes sociais com adolescentes cadastrados em uma plataforma. Segundo o Unicef, ela não pode ser generalizada para a população brasileira pela falta de rigor metodológico na representação das fatias da sociedade.

Mas o Fundo das Nações Unidas para a Infância acredita que o levantamento indica que esse público quer saber mais sobre como exercer a cidadania nas eleições.

Além disso, em uma década, a quantidade de jovens nessa faixa etária que pediram o primeiro título caiu 82%, segundo um levantamento com base em dados do TSE.

Enquanto o Tribunal vê o resultado como uma mudança na pirâmide etária brasileira e uma consequência da pandemia, especialistas questionam a desinteresse e de estratégias dos partidos para atrair esse público.

A Justiça Eleitoral vem incentivando a participação dos jovens e, em março, obteve um crescimento de 27,6% na faixa entre 15 e 18 anos, com 445,5 mil que fizeram o primeiro título.