64% dos adolescentes dizem que vão votar em outubro
Fundo das Nações Unidas para Infância incentiva busca pelo título de eleitor e participação nas eleições
Seis em cada dez adolescentes afirmam que vão votar nas eleições de outubro. Os dados são de uma enquete virtual promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a organização Viração Educomunicação, com a resposta de mais de 3 mil jovens entre 15 e 17 anos, de todas as regiões do país.
Outros 21% ainda não sabem dizer e 15% não vão participar das eleições. Nesse último grupo, 10% disseram que não querem votar e outros 17% que não vão conseguir tirar o título a tempo.
Além disso, 69% afirmaram não ter idade suficiente, alguns com 16 e 17 anos, o que indica a falta de informação sobre o assunto. O voto é facultativo no Brasil a partir dos 16 anos e o título pode ser solicitado até o dia 4 de maio.
A consulta foi feita pelas redes sociais com adolescentes cadastrados em uma plataforma. Segundo o Unicef, ela não pode ser generalizada para a população brasileira pela falta de rigor metodológico na representação das fatias da sociedade.
Mas o Fundo das Nações Unidas para a Infância acredita que o levantamento indica que esse público quer saber mais sobre como exercer a cidadania nas eleições.
Além disso, em uma década, a quantidade de jovens nessa faixa etária que pediram o primeiro título caiu 82%, segundo um levantamento com base em dados do TSE.
Enquanto o Tribunal vê o resultado como uma mudança na pirâmide etária brasileira e uma consequência da pandemia, especialistas questionam a desinteresse e de estratégias dos partidos para atrair esse público.
A Justiça Eleitoral vem incentivando a participação dos jovens e, em março, obteve um crescimento de 27,6% na faixa entre 15 e 18 anos, com 445,5 mil que fizeram o primeiro título.
Últimas notícias
Moradores denunciam onda de assaltos no Jacintinho e dupla é flagrada em ação
Protesto por falta de água interdita Avenida Governador Lamenha Filho no Feitosa
Gabi Gonçalves visita Maragogi para conhecer a fábrica de goma da empreendedora Tia Marlene
Caso de ministro do STJ acusado de assédio sexual chega ao STF
Empossado vereador, Charles Hebert prioriza agenda para o esporte
Heytor O Boyzinho lança hoje o DVD "Breguinha Cachorro de Verão"
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
