Passagens aéreas e produtos farmacêuticos tiveram os maiores aumentos no mês
Enquanto a nova queda da energia elétrica puxou a desaceleração no índice
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou a 0,47% maio, após ter avançado 1,06% em abril. O indicador saiu abaixo das expectativas do mercado, mas os especialistas ponderam que a inflação continua alta.
O grupo vestuário teve a maior variação, com alta de 2,11% e 0,09 ponto percentual de contribuição. Já a maior contribuição veio dos transportes, que desaceleraram de 1,91% de abril para 1,34% em maio, e contribuíram 0,30 p.p. para o índice.
Saúde e cuidados pessoais foi o segundo grupo de maior impacto para o indicador, apresentando 0,12 ponto percentual no índice final, uma variação de 1,01%.
Outro grupo que teve contribuição significativa foi a de alimentação e bebidas, que desacelerou consideravelmente em maio, a 0,48% ante alta de 2,06% em abril, mas ainda representou 0,10 ponto percentual na inflação do mês.
A desaceleração desse grupo veio de alimentação no domicílio, que passou de 2,59% em abril para 0,43% em maio. Entre as quedas mais expressivas desse segmento, o IBGE destaca tomate (-23,72%), cenoura (-24,07%) e batata-inglesa (-3,94%). O gerente da pesquisa cita o fator sazonal como importante influência nesse das quedas.
A única queda entre os grupos veio de habitação, que registrou impacto negativo de 0,26% ponto percentual.
Passagens aéreas puxam combustíveis
As passagens aéreas foram o grande destaque da inflação do grupo de transportes, com alta de 18,33%. Elas constituíram no maior impacto individual sobre o IPCA de maio, de 0,08 ponto percentual, junto com os produtos farmacêuticos, pertencentes ao grupo de saúde e cuidados pessoais.
A inflação nas passagens aéreas já havia sido sentida fortemente em abril, quando elas registraram alta de 9,48%, segundo dados do IBGE.
No grupo saúde e cuidados pessoais, que variou 1,01%, o resultado foi influenciado pela alta dos produtos farmacêuticos de 2,51% – maior impacto individual positivo no índice de maio (0,08 p.p.) junto com as passagens aéreas.
Já os planos de saúde seguem em queda, após apresentar variação negativa de -0,69% em maio. No entanto, o reajuste de 15,5% aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 26 de maio será incorporado a partir do IPCA-15 de junho, seguindo a metodologia empregada nos anos anteriores.
Últimas notícias
BBQ Show reúne toneladas de carne e mestres do churrasco em Maceió neste sábado (14)
Homem fantasiado de palhaço que assediou alunos na Ufal tem passagens na polícia
AMA reúne prefeitos para discutir teto na contratação de shows e ações na saúde
Programa idealizado por Rafael Brito ajuda a reduzir evasão escolar no país, aponta estudo
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Centro de Arapiraca
Incêndio atinge food truck e mobiliza bombeiros no bairro da Jatiúca, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
