Corpo de Bombeiros de Palmeira alerta para os cuidados no uso de fogos de artifício durante festejos juninos
Apesar da tradição, o uso desses artefatos requer atenção e recomendações

O período junino é um dos mais esperados do ano. Com ele vêm as comidas típicas, as roupas bem características da época, música e danças, e um colorido especial toma conta dos ambientes! Inclusive no céus da cidade através dos fogos de artificio e outros itens que fazem a alegria dos adultos e também da criançada.
É com a venda de fogos que a Barraca do Bené trabalha há 45 anos, uma tradição de família. Ele vende fogos o ano inteiro mas durante o São João, ele não tem hora pra fechar. "Apesar do aumento da gasolina que deixou tudo mais caro, eu não deixo de vender. Tem mercadoria que dobrou o valor. Mas, vendo durante todo ano os fogos em caixa porque forneço para a prefeitura de Palmeira e outras na região, porém no período de São João a barraca está aberta o dia todo, o mês inteiro. Já teve dia de São João que eu sai daqui meia noite, enquanto tiver cliente para comprar vai estar aberta," explicou ele.

Já o bazar São José da Neide está há mais de 20 anos funcionando em Palmeira dos Índios. Ela diz que com a pandemia os preços aumentaram, mas as vendas continuam. "Depois da pandemia, o valor subiu, as vendas não estão como antes mas tá dando para levar. E vinte anos atrás a tradição era bem melhor, tinha muita saída, todo mundo fazia uma fogueirinha... O que tem muita saída aqui é chuvinha, traque, estralo bebé, esses fogos pequenos que são novidade. A chuvinha custa cinco reais a dúzia, o traque custa três reais," aproveitou ela.

O Corpo de Bombeiros de Palmeira dos Índios alerta para os cuidados que devem ser tomados. "Quem vai vender os fogos tem que procurar saber com a gente qual a documentação necessária para comercializar esses artefatos em Barracas. Muitos ambulantes andam com carroças, colocam mesas na frente ou dentro de casa. Esse pessoal é clandestino. Não pode comercializar devido ao grande risco que corre. Uma pessoa pode passar e jogar bituca de cigarro ou um calor excessivo pode influenciar. Existem barracas aqui na cidade que estão credenciadas. Também existe uma classificação nas caixas sobre o público que pode usar os fogos que vai do tipo do A ao D. O tipo A de fogos é aquele que as crianças podem usar. O tipo B esse pode ser usado pelo pelos adolescentes, tipo c é o pessoal adulto que pode usar e por último o D, esse é com pessoas especializadas na área," explicou o Capitão Edson.

O Capitão também alerta para caso aconteça algum tipo de acidente ou queimadura devido o manuseio desses artefatos. "Pode ligar para o 193 que está a disposição 24 horas. A gente faz o atendimento e encaminha até a Unidade de Emergência mais próxima. Também tem o numero 192 do SAMU. Mas, para reforçar e evitar acidentes, sempre é melhor comprar um produto com qualidade certificada nas barracas que já estão credenciados devidamente legalizada pelo corpo de bombeiros," finalizou.
Últimas notícias

Hemoal promove coleta externa de sangue no Itec nesta terça-feira (7)

Governo de AL lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas

Buscas por criança desaparecida no Pontal do Peba são suspensas pelo segundo dia

Justiça suspende obras de megaempreendimento em área costeira de Marechal Deodoro

Paulo Dantas autoriza início de construção de Escola do Coração e creche Cria, em Canapi

‘Nossos países terão uma parceria muito produtiva’, diz Trump após conversa com Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
