Chegada do inverno pede reforço nos hábitos de prevenção para fortalecimento da saúde
Infectologista do HGE recomenda observar a balneabilidade de praias, rios, lagoas, lagunas e lagos
As mudanças bruscas na temperatura do inverno alagoano criam condições ideais para o surgimento de doenças, principalmente as respiratórias, como alergias, gripes, sinusite, bronquite e resfriados. Sendo assim, a infectologista Angélica Novaes, do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, recomenda o reforço nos cuidados preventivos para preservar a própria qualidade de vida.
“As Unidades de Pronto Atendimento, neste período, atendem muitas pessoas com gripe e resfriado; crises de rinite, sinusite e asma; otite; bronquite; e até pneumonia. Isso acontece devido a nossa exposição à chuva, ao frio sem proteção, à má alimentação, à automedicação, ao desuso da máscara, higiene inadequada e permanência em locais fechados com aglomeração de pessoas”, pontuou a especialista.
Contudo, a médica defende como primordial o reforço na prevenção, privilegiando a hidratação, os ambientes arejados, a adoção de uma dieta saudável, a prática de atividade física, o uso da máscara, a higienização das mãos, a não exposição à chuva, o uso de roupas que protejam o corpo, além da vacinação. Também é importante observar a balneabilidade de praias, rios, lagoas e lagos.
“Sabe-se que toda a água da chuva é escoada para o mar, passando pelas ruas, rios, lagos, lagoas e lagunas. Com elas, também podem conter agentes extremamente nocivos à nossa saúde, os quais podem causar amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifóide e paratifóide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E), leptospirose e cólera. Por isso, é importante se manter longe e só consumir água devidamente tratada”, orientou a infectologista.
A vacinação também é uma importante estratégia para o fortalecimento do sistema imunológico. Desse modo, é importante que todos mantenham os imunizantes em dia, incluindo as doses contra Influenza e Covid-19. Para os menores de seis anos e maiores de 60 anos de idade, também pode ser aplicada a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, desde que prescrita por um médico.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
