Assistência e Saúde participam de encontro intersetorial sobre atendimento à população em situação de rua
O objetivo foi discutir o atendimento de saúde da população em situação de rua no município

As secretarias municipais de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMAIDS) e de Saúde (SMS) organizaram nesta terça-feira (26) um encontro intersetorial com o objetivo de discutir o atendimento de saúde da população em situação de rua no município.
A ideia da reunião entre as duas secretarias partiu da experiência dos assistentes sociais da SEMAIDS. Devido à situação de fragilidade desse público, grande parte não possui documentos básicos – como carteira de identidade, comprovante de residência e o cartão SUS – o que representa um desafio para a inserção na rede de saúde. Portanto, as secretarias se comprometeram a padronizar o atendimento dessa população em todos os equipamentos de saúde da cidade.
“As duas secretarias estão buscando montar o melhor protocolo possível para o acolhimento daqueles em situação de rua para que eles, respeitadas as suas vulnerabilidades, tenham acesso rápido e fácil ao que o SUS oferece”, pontuou o secretário Jânio Barbosa.
Na ocasião, também foram apresentados à equipe da SMS os equipamentos da rede socioassistencial voltados àqueles em situação de rua, como a Casa de Passagem, o Centro POP e o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.
Retrato da População em Situação de Rua em Palmeira dos Índios
Como resultado de uma pesquisa acadêmica em Serviço Social, a estagiária do Setor de Proteção Especial da SEMAIDS Karlietânia Guedes, elaborou o perfil da população em situação de rua na cidade. Segundo o estudo, esse público é predominantemente masculino (90%), preto ou pardo. Quanto à faixa etária, grande parte dessas pessoas tem de 20 a 40 anos e apresenta vínculos familiares fragilizados.
Últimas notícias

Polícia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento reformado Cícero Irineu

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em plena luz do dia no bairro Jacintinho, em Maceió

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

Aves Silvestres são apreendidas em aldeia na zona rural de Joaquim Gomes

Restaurante Popular tem programação especial em alusão ao Dia das Mães
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
