Luiz Fux pede que candidatos e eleitores sejam leais à Constituição
Magistrado discursou em defesa da democracia e da estabilidade das eleições de outubro durante sessão de abertura dos trabalhos
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, pediu nesta segunda-feira (1º) que candidatos e eleitores respeitem a Constituição e a manifestação de pensamentos e política durante as eleições deste ano. O magistrado discursou na sessão de abertura dos trabalhos do segundo semestre do Poder Judiciário.
Em seu discurso, Fux afirmou que o pleito eleitoral deve ser marcado pela estabilidade e pelo respeito à pluralidade de ideias e pensamentos. "Em nome do Supremo Tribunal Federal, nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores, permaneçamos leais à nossa Constituição Federal, sempre compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância", disse.
Fux destacou que a campanha eleitoral deve ocorrer sem embates ou incidentes. "O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que não são seus inimigos; confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes", declarou o ministro.
Ele também destacou que o resultado das urnas deve ser respeitado. "Nesse contexto de pluralidade e de interdependência, a prosperidade do nosso Brasil – seja qual for o resultado das urnas – exige que, ao longo de todo esse processo, sejamos capazes de exercer e de inspirar nos nossos concidadãos os valores da civilidade, do respeito e do diálogo", completou o magistrado.
Presidência da Corte
O ministro lembrou que em setembro deste ano ele passa a presidência da Corte para a ministra Rosa Weber. O ministro do STF Luís Roberto Barroso assume a vice-presidência. No dia 16 de agosto, Alexandre de Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualmente está sob a gestão de Edson Fachin.
Últimas notícias
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
