Luiz Fux pede que candidatos e eleitores sejam leais à Constituição
Magistrado discursou em defesa da democracia e da estabilidade das eleições de outubro durante sessão de abertura dos trabalhos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, pediu nesta segunda-feira (1º) que candidatos e eleitores respeitem a Constituição e a manifestação de pensamentos e política durante as eleições deste ano. O magistrado discursou na sessão de abertura dos trabalhos do segundo semestre do Poder Judiciário.
Em seu discurso, Fux afirmou que o pleito eleitoral deve ser marcado pela estabilidade e pelo respeito à pluralidade de ideias e pensamentos. "Em nome do Supremo Tribunal Federal, nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores, permaneçamos leais à nossa Constituição Federal, sempre compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância", disse.
Fux destacou que a campanha eleitoral deve ocorrer sem embates ou incidentes. "O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que não são seus inimigos; confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes", declarou o ministro.
Ele também destacou que o resultado das urnas deve ser respeitado. "Nesse contexto de pluralidade e de interdependência, a prosperidade do nosso Brasil – seja qual for o resultado das urnas – exige que, ao longo de todo esse processo, sejamos capazes de exercer e de inspirar nos nossos concidadãos os valores da civilidade, do respeito e do diálogo", completou o magistrado.
Presidência da Corte
O ministro lembrou que em setembro deste ano ele passa a presidência da Corte para a ministra Rosa Weber. O ministro do STF Luís Roberto Barroso assume a vice-presidência. No dia 16 de agosto, Alexandre de Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualmente está sob a gestão de Edson Fachin.
Últimas notícias

Passageira de moto morre após condutor do veículo se chocar com poste na AL-380, em Girau do Ponciano

Caso Roberta Dias será tema de debate por Núcleo de Gênero e Diversidade do Ifal em Penedo

'É o pior cenário em ocorrências desse tipo que um policial pode se deparar', afirma SSP sobre caso de Major

Major da PM mata filho e cunhado durante surto em Maceió; caso é tratado como “carnificina”

Major da PM morre após invadir casa da ex e fazer reféns em Maceió; criança foi socorrida pelo Samu

Homem dorme nos trilhos do VLT e é salvo por pouco em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
