"Estarei com muita satisfação no debate do 7segundos em Arapiraca", diz Rui a Nova Farol FM
Candidato foi entrevistado no Jornal do 7 na manhã desta segunda-feira (29)
O candidato ao governo de Alagoas, Rui Palmeira, foi entrevistado na manhã desta segunda-feira (29) no programa Jornal do 7 comandado pelo comunicador Glácio Dória na rádio Nova Farol FM em Palmeira dos Índios. Ele confirmou sua presença no debate que será realizado nesta terça (30) pelo 7segundos em Arapiraca.
"Amanhã estarei presente com muita satisfação no debate do portal 7segundos aqui em Arapiraca. Acho obrigação dos candidatos estarem debatendo. Até porque é o primeiro debate para o governo do estado que acontece no Agreste em Arapiraca. Estarei nesse debate e em qualquer outro debate que aconteça. Vou fazer uma campanha pé no chão e respeitando os candidatos. Tenho convicção que pela minha história eu estou preparado para ser governador de Alagoas e quero contar com cada alagoano nessa jornada," disse Rui.
Ele destacou a experiência política nos mandatos como deputado e prefeito de Maceió. "Fui deputado federal e estadual, prefeito eleito e reeleito em Maceió. E tenho muito trabalho prestado por Maceió. Fiz o maior programa habitacional da história de Maceió foram 10 mil e 700 casas entregues para as pessoas mais carentes. Deixamos ainda 6 mil casas em construção com dinheiro garantido para a atual gestão entregar. Também fomos responsáveis pelo maior programa de saneamento e asfalto de Maceió com investimento de mais de 500 milhões de reais porque conseguimos um financiamento internacional porque a cidade na época tinha credibilidade para postular esse tipo de recurso," disse Rui Palmeira.
Outro ponto que o candidato falou foi educação. "Algo que também me orgulha muito é a nossa atuação na educação. Nós quando assumimos Maceió, éramos a penúltima capital do Nordeste no IDEB. Deixamos Maceió na quarta colocação e a frente do Recife e bem pertinho de Salvador que a terceira colocada. Nós fizemos nosso dever de casa, entregamos 17 novas creches, reformamos dezenas de escolas, entregamos uniformes completos para mais de 50 mil alunos. A minha ficha limpa e eu tenho que mostrar para o cidadão alagoano. Nós precisamos apoiar os municípios na educação infantil e fundamental que são responsabilidade do município. Nós temos que pensar nas novas gerações. Infelizmente o que cabe ao governo do estado no ensino médio, alagoas não conseguiu avançar e é determinante que tenhamos um ensino médio de qualidade sobretudo pensando nos nossos jovens pra ele sair capacitado do ensino médio", explicou.
Sobre saneamento básico, Rui também relembrou os feitos na prefeitura e indicou o que pretende fazer caso eleito. "Nós fomos os primeiros a investir em saneamento na prefeitura, não ficamos esperando pelo governo do estado. Tivemos a capacidade de conseguir o financiamento internacional. E investimos em saneamento e pavimentação nos bairros mais carentes de Maceió sobretudo na parte alta. Bairros muitos populosos, somente no clima bom foram 150 ruas asfaltadas e saneadas. Em Alagoas, o governo do estado fez concessões de alguns blocos. Arapiraca não entrou nessa concessão. Assim que assumir o mandato, vou sentar com o prefeito de Arapiraca para ajudar na estruturação de uma concessão. Precisamos de investimento privado. O estado não dá conta de fazer um investimento maciço como nós precisamos em saneamento. Agora, não podemos colocar um modelo de concessão goela abaixo dos prefeitos. Ao mesmo tempo, as agencias de regulação tem que cobrar as empresas que venceram essas concorrências, o estado tem que ter sua mão forte para fiscalizar," disse ele.
Na área de segurança, o candidato enfatizou o combate à violência contra a mulher. "Lamentavelmente nós temos em Alagoas o maior índice de feminicídio do Brasil, isso é inconcebível. A falta de estrutura em delegacias especializadas para atendimento a mulher. É compromisso nosso investir nas delegacias voltadas para a mulher e obviamente elas têm que ser atendidas por policiais femininas porque senão ela vai ser violentada e violada duas vezes. Não dá pra aceitar que ela seja atendida por um homem. Em relação à segurança de maneira geral, é perceptível que nos últimos meses os números de violência aumentaram. Não se pode aceitar a politização da segurança pública. Não pode liderança estar indicando delegado, isso é inconcebível e isso não vai acontecer na nossa gestão. Vamos trabalhar com os melhores, uma equipe técnica e trabalhar com tecnologia que pode facilitar e muito a vida dos investigadores e policiais militares e civis. Urgentemente, precisamos de concurso publico e contratar policiais temporários para realizar a parte administrativa e colocar o policial concursado na rua. Não dá pra deixar policial fazendo serviço burocrático," detalhou.
O candidato também condenou as fake news durante a campanha. "Confio plenamente na justiça eleitoral do meu estado e do meu país e espero que realmente esteja atento, eu mesmo já sofri fake News na pré-campanha. Todo santo dia era noticia dizendo que eu não seria candidato e isso surge porque isso incomoda os meus adversários. Eles sabem que eu sou o mais preparado e tenho serviço prestado por Maceió e vou levar essa mensagem para canto de Alagoas," provocou.