"O governador tampão perdeu o controle da segurança pública," diz Rodrigo Cunha à Nova Farol FM
Candidato concedeu entrevista ao programa Na Mira da Notícia nesta terça-feira (13)
O candidato ao Governo do Estado, Rodrigo Cunha, concedeu entrevista na noite desta terça-feira (13) ao programa Na Mira da Notícia, apresentado pelo jornalista Henrique Interaminense na Rádio Nova Farol FM em Palmeira dos Índios. A entrevista faz parte de uma série iniciada nesta semana com os candidatos.
Cunha respondeu questionamentos dos ouvintes do programa sobre várias áreas. A primeira pergunta foi sobre geração de renda para o sertão do estado.
“Nós temos um canal do Sertão que tem por objetivo levar água não só para consumo humano, mas também para irrigação e que tem tudo para desenvolver a agricultura familiar desde que tenha um planejamento efetivo e isso não acontece até hoje. É inaceitável ter uma obra tão cara como essa de maneira subutilizada, para um pequeno agricultor principalmente. Então o nosso objetivo é investir bastante em assistência técnica e planejamento. Para que um homem do campo também possa aumentar a sua renda. Por outro lado, nossos jovens cada vez mais entrando no ônibus e indo para Minas Gerais e São Paulo para ir atrás do seu trabalho. Então, investir na capacitação dos nossos jovens. Iremos inovar com institutos e escolas profissionalizantes para que tenham capacidade de fazer um curso de formação de acordo com a vocação da região e ocupar espaço no mercado de trabalho,” disse o candidato.
Os projetos para a saúde também foram alvos das perguntas dos ouvintes. “O que tem que ser feito é colocar os hospitais para os funcionarem, realizando atendimentos realizando e exames para população para que ela possa ser melhor cuidada. Mas, além disso é necessário fazer parceria porque a gente percebe que cada vez mais há um isolamento entre o governo e os municípios. Não há um investimento na saúde primária, que é investimento na prevenção e diagnóstico precoce. Isso é até uma forma inteligente de gerir porque um recurso que é aplicado da prevenção economiza na frente um procedimento mais invasivo, uma cirurgia. Quando você trabalha de maneira preventiva investindo no agente comunitário, a gente faz com que a informação chegue para as pessoas que realizam os exames e seja melhor tratada. Por isso que na nossa gestão iremos investir bastante na saúde preventiva. Outra coisa, o governador tampão disse que não tem filas no HGE, mas a realidade é diferente daquela colocada na propaganda,” criticou Cunha.
A segurança pública também foi preocupação para quem estava ouvindo o programa. “O atual governador tampão perdeu o comando da segurança pública no nosso estado. Quem manda na segurança pública são os deputados. Voltou aquela época de alguém ser abordado na rua e perguntar “você sabe com quem tá falando?” para um policial. Então, é inaceitável e isso já aconteceu uma época atrás e hoje a gente pagou muito caro por isso. Isso faz com que aumenta a impunidade e consequentemente a violência porque o maior combustível para violência é a impunidade. A gente convidou o Alfredo Gaspar de Mendonça que fez nosso plano de segurança junto comigo e sabe que a violenta no alto escalão é de cima para baixo e a gente tem que combater a violência de várias formas e uma delas é combatendo a corrupção. Por isso que a gente alerta a população para que veja o histórico de cada candidato,” destacou.
Sobre a educação, a proposta foi realizar um grande pacto logo no inicio da gestão. “Chamar todos os prefeitos alagoanos para fazermos um pacto pela educação. Esse já vai ser o nosso compromisso no primeiro dia que assumir o governo do estado de Alagoas. Fazer um pacto na educação federal, estadual e municipal e fazer com que esse estado avance. A prioridade também é investir na educação inicial. Nós temos 100 mil crianças que estão fora da creche. É necessário criar também escolas atrativas através do esporte que não pode se resumir a jogar bola na escola não, tem que ser diverso. As pessoas têm direito de outros esportes, mas para isso é preciso ter o mínimo de materiais para o professor trabalhar,” ressaltou Rodrigo.
Para finalizar, Cunha criticou os outros candidatos e pediu para os eleitores realizarem comparações.
“Faltando menos de vinte dias para as eleições, peço que as pessoas comparem os candidatos. Nada de votar em quem está envolvido com corrupção e quem já sujou o nome de Alagoas para o país inteiro e agora quer ser Governador. Tá errado! Essas pessoas não podem assumir o comando da chave do tesouro do Estado de Alagoas porque já demonstraram que não tem responsabilidade para isso. Inclusive tem candidato aí que tá cobrando até pedágio para as pessoas andarem pelas ruas, pelas rodovias de Alagoas. Então vamos dar um tchau para essa turma como também tem hoje um candidato que é o governador tampão do Estado de Alagoas que não tem autonomia foi colocado lá por um grupo de deputados. Por isso deem essa oportunidade para um jovem Líder Rodrigo Cunha,” finalizou.