Equatorial dá dicas de segurança e de como despertar o hábito do consumo consciente na rotina dos pequenos
Equipamentos como videogames, computadores e celulares exigem uma atenção maior, segundo especialista da Distribuidora
Com a aproximação do dia 12, data comemorativa ao Dia das Crianças, muitos pais e responsáveis aproveitam a semana para comprar o presente da criançada. E dentre os brinquedos mais procurados, estão eletrônicos como videogames, computadores, tabletes e aparelhos celulares. Mas na hora de presentear, a Equatorial Alagoas chama atenção dos responsáveis sobre as instruções quanto ao cuidado e o manuseio desses equipamentos pelo público infantil, pois eles podem se tornar vilões de consumo de energia e provocar acidentes graves envolvendo energia elétrica.
Para que sempre seja um motivo de alegria estar com as crianças, é preciso que os pais fiquem atentos aos perigos que existem dentro da própria casa. O executivo de Segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, explica queapesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento, sem riscos de acidentes.
“No caso da utilização de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente pelo fio. O cuidado deve ser especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que as crianças utilizem esses aparelhos durante o carregamento”, orientou o especialista.
O ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança dos pequenos. Por isso, instalar protetores de tomadas também faz parte das ações que podem garantir um ambiente mais seguro. Outro alerta importante, são os cuidados com as pipas. A brincadeira deve ser supervisionada e realizada com segurança em um local distante da rede elétrica, de preferência em campos abertos e áreas de praia, que não passam fiação aérea.
Como incluir o hábito do consumo consciente de forma divertida na rotina com das crianças?
Além de reforçar as principais atitudes para prevenir acidentes com energia elétrica, a Equatorial Alagoas também destaca que saber como economizar energia é essencial, e contar com a ajuda e o envolvimento das crianças para um consumo consciente dentro de casa pode fazer toda a diferença.
Bruno também ressalta, que os pequenos podem ser desafiados por meio de atividades e jogos a entender mais sobre a energia elétrica. Ao trazer as crianças para o momento de reflexão sobre os hábitos de consumo, eles aprendem sobre causa e consequência e começam a exercer influência em casa com o que aprenderam.
“A partir do engajamento dos pequenos nos debates sobre a importância do consumo mais sustentável de energia elétrica e dos recursos naturais é possível promover economias sem precisar de grandes cobranças em casa. Simples atos como apagar a luz ao sair do ambiente, desligar a tv ou computador quando não estiver utilizando, não abrir a geladeira sem necessidade, são hábitos que podem ser praticados pela criançada e que podem fazer a diferença no final do mês”, frisou o executivo.
Conscientização nas escolas
As dicas são repassadas por meio do E+ Educação, um projeto de Eficiência Energética chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Somente este ano a Distribuidora já realizou 138 palestras educando mais de 4.500 alunos de escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado.
As instituições que tiverem interesse em receber a ação, poderão entrar em contato por meio do telefone (82) 99932-4846 ou acessar o perfil oficial da Distribuidora nas redes sociais para obter mais informações sobre o programa.
Últimas notícias
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Ilumina Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Acidente com moto deixa um morto e um ferido em trecho da BR-101 em Joaquim Gomes
Lindomar Castilho, o 'Rei do Bolero', morre aos 85 anos
Justiça manda soltar médica acusada de agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
