Cidades

Equatorial dá dicas de segurança e de como despertar o hábito do consumo consciente na rotina dos pequenos

Equipamentos como videogames, computadores e celulares exigem uma atenção maior, segundo especialista da Distribuidora

Por 7segundos 11/10/2022 08h08 - Atualizado em 11/10/2022 08h08
Equatorial dá dicas de segurança e de como despertar o hábito do consumo consciente na rotina dos pequenos
Entre os brinquedos mais procurados, estão eletrônicos como videogames, computadores, tabletes e aparelhos celulares. - Foto: 7segundos

Com a aproximação do dia 12, data comemorativa ao Dia das Crianças, muitos pais e responsáveis aproveitam a semana para comprar o presente da criançada. E dentre os brinquedos mais procurados, estão eletrônicos como videogames, computadores, tabletes e aparelhos celulares. Mas na hora de presentear, a Equatorial Alagoas chama atenção dos responsáveis sobre as instruções quanto ao cuidado e o manuseio desses equipamentos pelo público infantil, pois eles podem se tornar vilões de consumo de energia e provocar acidentes graves envolvendo energia elétrica.

Para que sempre seja um motivo de alegria estar com as crianças, é preciso que os pais fiquem atentos aos perigos que existem dentro da própria casa. O executivo de Segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, explica queapesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento, sem riscos de acidentes.

“No caso da utilização de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente pelo fio. O cuidado deve ser especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que as crianças utilizem esses aparelhos durante o carregamento”, orientou o especialista.

O ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança dos pequenos. Por isso, instalar protetores de tomadas também faz parte das ações que podem garantir um ambiente mais seguro. Outro alerta importante, são os cuidados com as pipas. A brincadeira deve ser supervisionada e realizada com segurança em um local distante da rede elétrica, de preferência em campos abertos e áreas de praia, que não passam fiação aérea.

Como incluir o hábito do consumo consciente de forma divertida na rotina com das crianças?

Além de reforçar as principais atitudes para prevenir acidentes com energia elétrica, a Equatorial Alagoas também destaca que saber como economizar energia é essencial, e contar com a ajuda e o envolvimento das crianças para um consumo consciente dentro de casa pode fazer toda a diferença.

Bruno também ressalta, que os pequenos podem ser desafiados por meio de atividades e jogos a entender mais sobre a energia elétrica. Ao trazer as crianças para o momento de reflexão sobre os hábitos de consumo, eles aprendem sobre causa e consequência e começam a exercer influência em casa com o que aprenderam.

“A partir do engajamento dos pequenos nos debates sobre a importância do consumo mais sustentável de energia elétrica e dos recursos naturais é possível promover economias sem precisar de grandes cobranças em casa. Simples atos como apagar a luz ao sair do ambiente, desligar a tv ou computador quando não estiver utilizando, não abrir a geladeira sem necessidade, são hábitos que podem ser praticados pela criançada e que podem fazer a diferença no final do mês”, frisou o executivo.

Conscientização nas escolas

As dicas são repassadas por meio do E+ Educação, um projeto de Eficiência Energética chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Somente este ano a Distribuidora já realizou 138 palestras educando mais de 4.500 alunos de escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado.

As instituições que tiverem interesse em receber a ação, poderão entrar em contato por meio do telefone (82) 99932-4846 ou acessar o perfil oficial da Distribuidora nas redes sociais para obter mais informações sobre o programa.