[Vídeo] Moradores da Aldeia da Cafurna em Palmeira temem por acidente com fiação elétrica na comunidade
Risco da queda de pés de eucaliptos sobre a fiação é o motivo da preocupação
O risco iminente da queda de pés de eucalipto sobre a fiação elétrica na Aldeia da Cafurna vem trazendo preocupação dos moradores há muito tempo. Apesar da comunidade já ter feito a solicitação para a poda das árvores, a situação ainda não foi resolvida.
"Temos filhos pequeno e essa situação oferece risco e perigo. O problema é que debaixo dos pés de eucalipto fica a rede de energia e se eles vieram a cair causar perdas também. A gente tem que tomar providência antes que o mal aconteça porque depois que acontecer não tem mais o que fazer é só lamentação,” disse a moradora Josefa Roseane.
“O problema se arrasta há mais ou menos dois anos. O pessoal teve aqui nessas últimas chuvas, mas infelizmente não foi possível fazer a retirada dos eucaliptos porque existe uma rede de alta tensão e precisa descer os fios da rede para fazer a podagem. Os moradores vivem apreensivos porque a qualquer momento pode cair uma árvore dessa, e ai pode acontecer uma rede de alta tensão cair em cima dessas casas o acidente vai ser trágico. A gente espera que seja tomada providência, mas que não seja depois que acontecer um bicho maior.A prefeitura já requisitou a Equatorial para vir descer os cabo da alta tensão só que até agora a empresa não atendeu a solicitação,” explicou o Pajé Carlinhos.
"Esses pés de eucalipto são risco iminentes para a população da Mata da Cafurna de baixo. Nós temos aqui famílias, pessoas que são adultas, mas também temos muitas crianças. E aqui não tem segurança alguma, então nós pedimos para a Equatorial que, por favor, dê um parecer para a comunidade se vão baixar o filme ou não porque esse trabalho de podação do corte das árvores dos pés de eucalipto só pode ser realizada após a liberação da Equatorial,” disse Kal Melo, coordenador do projeto social Alto do Cruzeiro.
O repórter Weverton Bruno foi até a localidade verificar a situação.