Escritor Graciliano Ramos completa 130 anos
Mestre graça foi prefeito de Palmeira dos Índios e deixou um grande legado
Nesta quinta-feira (27) é a data que comemora-se 130 anos do nascimento do escritor Graciliano Ramos. O alagoano nascido em Quebrangulo deixou um grande legado para literatura brasileira.
O escritor chegou a ser prefeito de Palmeira dos Índios. Ele foi eleito em 1927 e tomou posse no ano seguinte. Apoiado pelo governador do estado e impulsionado por ser um nome de fora da política, foi eleito em um pleito de uma candidatura só. Ficou no cargo por dois anos e renunciando no dia 10 de abril de 1930. Uma de suas marcas quanto esteve a frente da prefeitura foi colocar presos para construírem estradas na região.
Após o período como prefeito foi viver em Maceió e trabalhou como diretor da Imprensa Oficial, professor e diretor da Instrução Pública do estado. Em 1934, publicou o livro São Bernardo, e quando se preparava para publicar o próximo livro, foi preso após a Intentona Comunista de 1935. Foi levado para o Rio de Janeiro e ficou preso por onze meses, sendo liberado sem ter sido acusado de nada ou julgado. Sua passagem pela prisçao pode ser encontrada Em Memórias do Cárcere.
Com ajuda de amigos, entre os quais José Lins do Rego, consegue publicar Angústia (1936), considerada por muitos críticos como sua melhor obra. Em 1938, publicou o best seller Vidas Secas. Em seguida estabeleceu-se no Rio de Janeiro, como inspetor federal de ensino.
Em 1945, ingressou no Partido Comunista Brasileiro de orientação soviética e sob o comando de Luís Carlos Prestes nos anos seguintes, realizaria algumas viagens a países europeus com a segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, retratadas no livro Viagem (1954). Ainda em 1945, publicou Infância, relato autobiográfico.
Adoeceu gravemente em 1952. No começo de 1953, foi internado, mas acabou falecendo em 20 de março daquele ano, aos 60 anos, vítima de câncer do pulmão.
Semana Graciliano Ramos
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza mais uma edição da Semana Graciliano Ramos. Desde 2017, a prefeitura tem promovido o evento como forma de ressaltar a importância do escritor Graciliano Ramos para o Brasil e o mundo, que deixou um extenso legado para as artes literárias, cinema e teatro.A programação está repleta de contação de histórias, palestras, peças teatrais e lançamento de livros. A Semana, que começou na terça, se encerra nesta quinta-feira com muitas atrações.
Manhã
9h/12h:
Curso de modelagem e escultura em argila
Produção e reprodução de trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem com argila.
Mestre artesão ceramista: Lucas Yguaratã
Local: Praça da Independência
Tarde
15h:
Bate-papo com escritores locais Jorge de Araújo Vieira Maria José da Conceição Judite Maria Rocha Erisvaldo Vieira Auta Tânia Cícero FelipeIs Vânia Marques
Local: Praça da Independência
17h:
Espetáculo teatral Tema: “Caetés”.Companhia teatral: Humanacena Produções Artísticas
Local: Praça da Independência
Últimas notícias
Suspeito de assaltos é espancado com barra de ferro no meio da Av. Menino Marcelo, em Maceió
Briga por som alto termina em pancadaria e racismo em Arapiraca: ‘macaca, não gosto de negro'
Homem ameaça esposa e filha com faca e é preso após vizinha chamar a polícia em Arapiraca
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
