Prefeitura e Iphan fazem últimos ajustes para a reabertura de Casa Museu Graciliano Ramos
Os recursos para a reforma do museu são do Instituto e contrapartida da prefeitura
A Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se preparam para fazer a reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos nas próximas semanas. Agora, a Casa ganha os retoques finais e reabrirá as portas para o público após um período de entraves, protocolos e burocracias que precisaram ser seguidos para que a obra tivesse continuidade. Os recursos para a reforma do museu são do Instituto e contrapartida da prefeitura.
A Casa Museu, inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.
De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Casa Museu será reaberta até o final de dezembro. “Os projetos museográfico e arquitetônico estão sendo concluídos, além das adaptações, retoques e correções. É um trabalho muito minucioso, mas já está ficando pronto. Estamos ansiosos para a reabertura da Casa, que guarda tantas histórias de Graciliano, pelo escritor e político que foi, e por ter deixado um grande legado para gerações de todo o mundo. Agradeço ao Iphan pela parceria. Tivemos que seguir muitos protocolos, mas ainda este mês devolveremos a Casa para a nossa população e visitantes”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.