Cerca de quarenta podas de árvore são realizadas diariamente em Palmeira dos Índios
Secretaria de Urbanismo é a responsável pela demanda

Palmeira dos Índios é uma cidade com muitas árvores espalhadas por vias públicas, parques, praças e calçadas. O que gera inúmeros benefícios, inclusive para a qualidade de vida da população. Em razão disso, a Secretaria de Urbanismo da cidade age para reduzir os riscos de incidentes envolvendo a queda de galhos e árvores. Por isso, ação preventivas são realizadas diariamente.
A poda tem a finalidade de orientar ou corrigir o crescimento das árvores, proporcionando uma melhor convivência com o meio urbano, eliminar os galhos mortos, danificados, doentes ou com pragas, remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas e retirar partes da árvore que interferem ou causam danos permanentes em imóveis ou equipamentos urbanos. Já, em alguns casos, é necessária a retirada por completo da árvore.
Em Palmeira, são recebidos de trinta a quarenta pedidos de poda ou corte de árvore por dia, o que exige tempo para dar conta de toda a demanda. "São muitos pedidos de poda de árvore na cidade e na zona rural. É um trabalho de extrema cautela porque tem lugares perigosos principalmente quando se encontra próximo da rede elétrica. A gente faz o que pode, nem toda árvores a gente pode cortar ou podar. Tem árvores muito grandes, até vinte metros de altura. Quem planta, tem que cuidar também. Se o cidadão não poda, a prefeitura vem e realiza a poda," explicou o coordenador de podas da Secretaria de Urbanismo, Salomão Mendonça.
Salomão ainda explica quais os tipos de poda realizados pela prefeitura. “Há as podas de copa que deixam a árvore redonda e organizada, essas geralmente fazemos naquelas árvores que se encontram na calçada. E também o corte excessivo que acontece na parte de cima da árvore. Tem situação que há tronco de arvore virado pra rua, perigoso para os motoristas. Esse tipo tem que ser cortada no pé. Nosso maior objetivo dentro da cidade com as podas e cortes é livrar as ruas e a casa dos cidadãos fora de perigo, como por exemplo, a árvore bater na fiação, dar um curto e queimar alguma coisa dentro da residência,” explicou o coordenador.
Como solicitar o serviço
As pessoas que quiserem realizar a poda em alguma árvore é só ir até a Secretaria de Urbanismo e fazer a solicitação. O prazo para a realização do serviço é de três dias devido a demanda diária recebida pela secretaria.


Últimas notícias

Batalhão Rodoviário promove manhã de diversão para crianças de comunidades de Maceió

Dia da Criança: Plid alerta que data, para além de presentear, também é para cuidar

Médico raspa a cabeça em gesto de amor à filha em tratamento contra o câncer em Maceió

Duas pessoas ficam feridas após queda de moto em Campo Grande

Paciente em surto desaparece antes da chegada do Samu e da PM em Maragogi

Idosa de 63 anos é agredida pelo filho que foge após o crime em Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
