Cidades

Pet Amigo faz balanço das ações de 2022 e já divulga ações para 2023 em Palmeira

o programa já realizou mais de 3 mil procedimentos

Por 7segundos 18/01/2023 12h12
Pet Amigo faz balanço das ações de 2022 e já divulga ações para 2023 em Palmeira
o programa faz parte da Saúde Única no município de Palmeira. - Foto: 7segundos

Em atividade desde novembro de 2020, a Unidade Móvel de Castração – Castramóvel, vem trazendo bons frutos por meio do programa Pet Amigo. Ao longo destes últimos 2 anos, o programa já realizou mais de 3 mil procedimentos, incluindo consultas, vermifugação, vacinação antirrábica, testes rápidos para detecção de Leishmaniose e castrações. Além de também levar para as comunidades educação ambiental, com foco na posse responsável dos animais.

Segundo Rafaela Pastl, médica veterinária do Pet Amigo, o programa faz parte da Saúde Única no município de Palmeira, com controle populacional e detecção de zoonoses, sem contar as consultas preventivas e tratamentos dos pets. “No programa, os animais são vermifugados e vacinados contra a raiva. Centenas de animais já foram castrados, diminuindo o abandono e mais animais nas ruas. Animais de pessoas carentes receberam atendimento veterinário de excelência. ONG’s estão conseguindo continuar o trabalho e reduzindo drasticamente a superpopulação e reprodução dentro dos abrigos e nas ruas”, explica Pastl.

O coordenador e médico veterinário Paulo Wianês fala das atividades que serão feitas em 2023. “O Pet Amigo não se limita apenas ao atendimento clínico de animais da zona urbana. Nosso propósito é percorrer a zona rural, inclusive as aldeias indígenas e, também, agora em 2023, as comunidades quilombolas. Não há fronteiras para levar este programa. Onde for preciso estaremos, pois a população paga seus impostos, merece um serviço de qualidade e a Secretaria de Saúde, por meio da gestão Júlio Cezar da nossa equipe do Pet Amigo tem este cuidado e compromisso. Este ano, traremos muitas novidades para a Saúde Pública e para o bem-estar dos pets”, frisa Paulo.

A equipe, que é composta por dois médicos veterinários, um auxiliar de medicina veterinária e um agente administrativo, percorre, ao longo do ano, as zonas urbana e rural, onde leva atendimento veterinário gratuito, tendo como principal objetivo a prevenção das zoonoses e o controle populacional de cães e gatos.