Pet Amigo faz balanço das ações de 2022 e já divulga ações para 2023 em Palmeira
o programa já realizou mais de 3 mil procedimentos

Em atividade desde novembro de 2020, a Unidade Móvel de Castração – Castramóvel, vem trazendo bons frutos por meio do programa Pet Amigo. Ao longo destes últimos 2 anos, o programa já realizou mais de 3 mil procedimentos, incluindo consultas, vermifugação, vacinação antirrábica, testes rápidos para detecção de Leishmaniose e castrações. Além de também levar para as comunidades educação ambiental, com foco na posse responsável dos animais.
Segundo Rafaela Pastl, médica veterinária do Pet Amigo, o programa faz parte da Saúde Única no município de Palmeira, com controle populacional e detecção de zoonoses, sem contar as consultas preventivas e tratamentos dos pets. “No programa, os animais são vermifugados e vacinados contra a raiva. Centenas de animais já foram castrados, diminuindo o abandono e mais animais nas ruas. Animais de pessoas carentes receberam atendimento veterinário de excelência. ONG’s estão conseguindo continuar o trabalho e reduzindo drasticamente a superpopulação e reprodução dentro dos abrigos e nas ruas”, explica Pastl.
O coordenador e médico veterinário Paulo Wianês fala das atividades que serão feitas em 2023. “O Pet Amigo não se limita apenas ao atendimento clínico de animais da zona urbana. Nosso propósito é percorrer a zona rural, inclusive as aldeias indígenas e, também, agora em 2023, as comunidades quilombolas. Não há fronteiras para levar este programa. Onde for preciso estaremos, pois a população paga seus impostos, merece um serviço de qualidade e a Secretaria de Saúde, por meio da gestão Júlio Cezar da nossa equipe do Pet Amigo tem este cuidado e compromisso. Este ano, traremos muitas novidades para a Saúde Pública e para o bem-estar dos pets”, frisa Paulo.
A equipe, que é composta por dois médicos veterinários, um auxiliar de medicina veterinária e um agente administrativo, percorre, ao longo do ano, as zonas urbana e rural, onde leva atendimento veterinário gratuito, tendo como principal objetivo a prevenção das zoonoses e o controle populacional de cães e gatos.
Últimas notícias

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho

Uneal discute capacitação em primeiros socorros com base na Lei Lucas

Prefeito Petrúcio Barbosa participa do lançamento da obra do VLT em Arapiraca ao lado de autoridades nacionais

Acusado de matar Thalita Borges vai a júri popular nesta terça-feira (8), em Arapiraca

Uncisal abre seleção para Transferência, Reopção e Equivalência em cursos superiores de tecnologia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
