Projeto de lei estabelece a atuação dos profissionais de saúde na pandemia como critério de pontuação em Concursos e Processos Seletivos em Alagoas
Projeto foi protocolado pelo Deputado Estadual Alexandre Ayres
O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) protocolou, nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), um projeto de lei (PL) que reconhece a atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia do coronavírus em Alagoas. A lei heróis da saúde estabelece que todos os servidores que atuaram na rede assistencial, no âmbito estadual e municipal, farão jus a pontos extras em Processo Seletivo Simplificado (PSS) e Concurso Público. Esta é a primeira ação do parlamentar, visando reconhecer o trabalho dos profissionais que tanto se dedicaram na linha de frente no combate à doença em todo o estado.
De acordo com Alexandre Ayres, o objetivo da lei heróis da saúde é reconhecer o esforço que esses profissionais fizeram para salvar a vida dos alagoanos e alagoanas. "Eu não poderia começar o meu trabalho na Assembleia Legislativa de Alagoas sem reconhecer a dedicação dessas pessoas. Este reconhecimento é o mínimo que podemos fazer por tamanha dedicação e compromisso com a vida que estes profissionais tiveram durante a pandemia, por isso, todos esses servidores que tanto trabalharam, agora, ao prestar Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público, a partir da aprovação dessa lei, terão uma pontuação extra no reconhecimento ao seu esforço e a sua dedicação com o povo alagoano", disse.
No projeto de lei, o deputado "considera a gravidade do estado de emergência de saúde pública em Alagoas, no período de 2020 a 2022, além da necessidade de reconhecimento dos serviços prestados pelos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus".
Pontua ainda que os editais de Processos Seletivos Simplificados e Concursos Públicos direcionados à área da Saúde deverão estabelecer como critério de pontuação a atuação comprovada dos profissionais da área assistencial no Estado de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, e que, para cada ano trabalhado durante a pandemia da Covid-19, deverá ser atribuído um ponto ao candidato, além de serem considerados profissionais da saúde para tais fins as categorias contempladas no edital do Concurso Público e/ou PSS, todos com atuação comprovada no período da pandemia em Alagoas.
O texto também destaca que a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde deverão regulamentar os requisitos necessários para comprovar o exercício de tais profissionais durante o período, através de Portaria devidamente publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
Primeiro projeto de lei
O deputado, que é ex-secretário de Saúde do Estado, é reconhecido por defender a bandeira da saúde e por ter tornado Alagoas referência no enfrentamento à pandemia em todo o Brasil.
"Fui Secretário de Saúde durante três anos e tornamos Alagoas referência no enfrentamento à pandemia, mas eu não fiz nada sozinho, contei com a ajuda de diversos heróis e heroínas. Tenho certeza que essa lei será aprovada por mim e pelos meus colegas deputados estaduais", concluiu o deputado.