2ª fase da vacina bivalente contra Covid-19 inicia nesta segunda-feira (06)
As vacinas bivalentes são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais e que se enquadrem nos grupos prioritários
Nesta segunda-feira (06) inicia a segunda fase da 2ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A campanha será dividida em cinco fases e tem a finalidade de impedir uma nova onda de morbimortalidade agressiva, como aconteceu há dois anos. As vacinas bivalentes são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais e que se enquadrem nos grupos prioritários. O local de vacinação, em Palmeira dos Índios, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para tomar a dose da vacina é necessário apresentar documento com foto, cartão de vacinação Covid-19, cartão SUS e comprovante de residência.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será para pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes, ou seja, esquema básico completo. Pessoas não vacinadas ou com esquema básico incompleto devem iniciar ou completar esquema antes de receber o reforço com a vacina bivalente. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose (D2) do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. Indivíduos que receberem a dose de reforço com vacina bivalente terão seu esquema de vacinação concluído.
Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema básico com 03 doses da vacina Covid-19 estão aptas a receber uma dose da vacina bivalente após a segunda dose da vacina monovalente.
CONTRAINDICAÇÕE E PRECAUÇÕES
As contraindicações são para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina e para os que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.
Doenças febris agudas: recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Pessoas com suspeita de Covid-19: orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após os sintomas.
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas: o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. A recomendação para vacinação deve ser feita por médico especialista.
Pacientes oncológicos, transplantados e demais imunocomprometidos: recomenda-se que a avaliação de risco X benefício e a decisão referente à vacinação seja realizada pelo paciente em conjunto com o médico assistente.
Confira as datas de vacinação e os grupos prioritários:
Fase 1 – 27/02 a 03/03
Grupo prioritário:
Pessoas ≥ 70 anos;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, e os trabalhadores dessas instituições;
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos.
Fase 2 – 06/03 a 17/03
Grupo prioritário:
Pessoas de 60 a 69 anos de idade.
Fase 3 – 20/03 a 14/04
Grupo prioritário:
Gestantes e puérperas.
Fase 4 e 5 – 17/04
Grupo prioritário:
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;
População privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, a partir de 12 anos;
Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
