Acidentes

Equipe feminina de Palmeira participará de torneio de FUT7 em Arapiraca

Mulheres também tem destaque na nova modalidade de futebol

Por 7segundos 10/03/2023 15h03 - Atualizado em 10/03/2023 15h03
Equipe feminina de Palmeira participará de torneio de FUT7 em Arapiraca
Equipe Princesas do Sertão de Palmeira dos Índios. - Foto: Cortesia

O time feminino de futebol "Princesas do Sertão irá participar de um campeonato de FUT7, uma nova modalidade de futebol, que será realizado em Arapiraca no dia 26 de março. Serão dez equipes que participarão da competição. 

 Jéssica Vieira, presidente do clube, disse que as mulheres também estão ganhando espaço também nessa nova modalidade. "Como dizem, lugar de mulher é onde ela quiser. Nos estamos iniciando agora no FUT7, mas as meninas já tem uma boa base porque praticam há muito tempo futsal. E todas que quiserem participar do time está aberto, nosso time é bem versátil, tem meninas de todas as idade. Ás sextas-feiras estamos com o futsal no colégio cristo redentor e as terças-feiras na arena favorita em Palmeira de fora," disse ela. 

Jéssica também falou da necessidade das pessoas apoiarem o esporte. "Quero deixar o convite para as pessoas nos prestigiarem. Convido também os empresários e políticos da região para que nos apoiem, porque tem gastos, a gente geralmente passa o dia nesses eventos, é ´preciso alimentação e também gastamos com transporte, e isso acaba saindo do nosso bolso," explicou.

Do que se trata o FUT7?

O Futebol Society, apelidado de Fut7, é um esporte jogado por 7 jogadores em cada time e repleto de particularidades. Vamos saber mais?

A modalidade é praticada em campos com medidas menores, oficialmente, entre 45m x 25m e 55m x 35m. Além disso, a grama é sintética.

O tempo de partida do Fut7 tem apenas 50 minutos, sendo dividido em dois tempos de 25. No caso da arbitragem, o número também é reduzido, com apenas 2 árbitros em campo, sem a função de bandeirinha .

HISTÓRIA

Por volta da década de 80, o Futebol Society tomou um grande impulso devido ao fechamento dos campos de futebol de várzea, que ocupavam grandes espaços tomados pela especulação imobiliária.

A grama sintética ajudou na expansão da modalidade, especialmente em clubes de lazer, como aqui no Clube da Barra, pois a sua manutenção é menos complexa que a da grama natural do futebol de campo.

Ainda nos anos 80, com o crescimento do Fut7, iniciou-se um movimento para a criação da Associação de Futebol Social, considerado o primeiro passo para a fundação da Federação.

O esporte foi gerido inicialmente de forma oficial pela Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S). Posteriormente, também foi criada a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), que paralelamente à CBF7S buscava gerenciar o esporte oficialmente no país. Um tempo depois, houve a unificação das Confederações, que juntas deram origem à Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7), sendo atualmente, a única entidade responsável autorizada pelo Ministério do Esporte, para representação oficial do Brasil na modalidade Futebol Society.