Alfredo Gaspar e grupo de deputados apresentam notícia-crime contra líder do MST por invasões do Abril Vermelho
Deputados pedem ainda que o Poder Público não seja leniente com o cenário de ameaças e invasões

O deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas) em conjunto com um grupo de parlamentares apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público de São Paulo, contra João Pedro Stédile, líder do Movimento Sem Terra (MST). A ação foi protocolada após as inúmeras invasões a propriedades rurais e prédios públicos em todo o país, durante as ações da jornada batizada de Abril Vermelho.
No documento, os deputados federais apontam que o líder do MST, de forma clara e direta, encorajou a invasão em todo o Brasil, usando a jornada anual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pela reforma agrária. “Chama atenção o fato do líder do MST usar de sua liderança social para incitar o cometimento de crimes em todo o país, o que de fato vem ocorrendo. A invasão de terras, além de ser crime, traz grandes prejuízos econômicos, vez que impedem o regular uso produtivo da terra e pode levar a conflitos e processos judiciais prolongados”, aponta a ação.
Além disso, a notícia-crime transcorre sobre a insegurança jurídica, aos proprietários das terras, que não têm garantias de que seus direitos estão protegidos. “As invasões provocam conflitos armados entre sem-terra e proprietários, ocasionando escaladas de violência, agressões, lesões corporais, destruição de lavouras e plantações, bens, maquinário e homicídios; além de relevante impacto social, insegurança e desordem”, acrescenta o documento.
Os deputados pedem ainda que o Poder Público não seja leniente com o cenário de ameaças e invasões anunciadas e promovidas pelo MST no país. “É importante que os órgãos de controle tomem medidas para impedir e acabar com acampamentos levantados com a finalidade de preparar e apoiar invasões e outros crimes relacionados”, diz o texto.
A notícia-crime também foi assinada pelos deputados federais Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Evair Melo (PP-ES), Maurício Marcon (Podemos-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Luiz Lima (PL-RJ), Dr. Frederico (Patriota-MG), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), e Kim Kataguiri (União-SP).
Últimas notícias

Bar localizado no Jaraguá é arrombado e furtado durante a madrugada

Programa Na Base do Sossego realiza 83 operações e mais de mil visitas no 1º trimestre de 2025

Procon Maceió fiscaliza clínicas de atendimento para autistas

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Arapiraca nesta quinta (3)

Alexandre Ayres defende inclusão e apoio às mães atípicas em encontro sobre TEA

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartarugas no Litoral Sul de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
