Defesa Civil Municipal interdita Aldeia indígena na zona rural de Palmeira dos Índios
Onze famílias indígenas moram em situação precária no local
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Palmeira dos Índios interditou na manhã desta segunda-feira (22) um antigo alojamento na Aldeia Pankaxuri, área rural do município. 11 famílias indígenas moram em situação precária no local. As fortes chuvas que caem na região deixou a vida dos indígenas ainda mais dramática. Goteiras, infiltrações e rachaduras foram os motivos da interdição. Os indígenas serão transferidos para uma Oca (construção de madeira feita pelos povos indígenas para moradia de uma ou mais famílias).
A tribo Pankaxuri é uma descendência das tribos Pankararu, de Pernambuco, e Xucuru-Kariri, de Alagoas. Ao todo, 23 famílias indígenas vivem nesta Aldeia. O Cacique Chiquinho Oiáporã disse que as famílias vivem de pequenas lavouras e do artesanato e que a ação da chuva danificaram os produtos. “A situação piorou com a chegada das chuvas. Pedimos a ajuda da prefeitura, que nos enviou a Defesa Civil. Não queremos sair da Aldeia, mas também não podemos mais morar dentro do alojamento. Lá tem muitas goteiras e umidade que estão estragando o nosso artesanato. A Defesa Civil nos deu uma lona, vamos cobrir a Oca e, por enquanto, ficaremos por lá,”, relatou o Cacique.
O secretário Municipal de Defesa Civil Lucas Tavares emitiu um Laudo de Intervenção do local. “Recebemos o chamado e diante da situação de extrema precariedade, pedimos de imediato a evacuação das 11 famílias e emitimos o Laudo de Interdição. Já acionamos as equipes técnicas da Infraestrutura e da Assistência Social do município para nos auxiliar nesta ação. Eles não querem ir para um abrigo, portanto, disponibilizamos uma lona para cobrir a Oca e proteger as indígenas da chuva e salvar os seus produtos artesanais, que são de onde eles tiram o sustento”, explicou Lucas.
Últimas notícias
Justiça mantém mandatos e confirma vitória nas urnas em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Maceió anuncia escultura “A Mão de Deus” como novo cartão-postal da Orla do Porto
Ensino bilíngue é apresentado por JHC como novo modelo educacional em Maceió
PF é comunicada para prender Oruam se ele tentar sair do país
Em reunião com líderes, Motta reclama de críticas de ministros de Lula
Operação Lei Seca prende 16 condutores alcoolizados no final de semana de prévias
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
