SSP finaliza simulações do VII Estágio de Plano de Defesa em Palmeira dos Índios na noite desta quinta-feira (25)
Ações comuns realizadas pelo Novo Cangaço foram simuladas pelas forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) promoveu na última quarta (24) e quinta-feira (25) treinamentos para as forças de segurança do estado através de simulações de sequestros, ataques a escolas e roubo a bancos. Esta ação faz parte do VII Estágio do Plano de Defesa. Além de Palmeira dos Índios, as simulações acontecerem em Arapiraca e São Miguel dos Campos.
Os integrantes do estágio receberam instruções sobre Gerenciamento de crises e de Noções de patrulhamento rural, além de participarem de palestras sobre crimes violentos e o uso de artefatos explosivos nos crimes contra o patrimônio. Entre os palestrantes, esteve o tenente-coronel da PM do Mato Grosso Lucélio França, que participou da operação Canguçu, realizada nos últimos dias contra criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresta/MT.
O estágio foi finalizado na noite desta quinta-feira (25) em Palmeira. Nele, o efetivo participou de simulações de incidentes críticos. Sequestro de gerentes de agências bancárias, tentativa de assalto a um carro-forte e roubo a bancos são ações comuns realizadas pelo “Novo Cangaço” no domínio de cidades.
Cerca de 60 pessoas participam do estágio, que além de integrantes das forças de segurança estaduais, conta ainda com representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais; Polícia Penal Federal; Força Nacional; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Brasileira de Inteligência; das Polícias Militares da Bahia, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Roraima e Mato Grosso; policiais civis sergipanos e pernambucanos; da Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Palmeira dos Índios e da SMTT de Arapiraca.
O estágio também conta com o apoio das transportadoras de valores Brinks e Prossegur; dos bancos Caixa, Santander e Itaú; além da mineradora Kinross.