“Aguardamos posicionamento do laudo para tomar as medidas necessárias,” diz secretário de saúde sobre morte de bebê na UPA
Bebê veio á óbito nesta última quarta-feira (31) na unidade
O Secretário de Saúde da cidade de Palmeira dos Índios, Jânio Marques, conversou a reportagem do 7segundos Palmeira na manhã desta quinta-feira (1) sobre a morte do bebê na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade na noite desta última quarta (31).
Jânio esclareceu que foram mobilizadas várias secretárias e órgãos da prefeitura para averiguar o caso e que agora estão aguardando o resultado do Laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). “O corpo está sendo enviado ao SVO para que a gente tenha o posicionamento de um laudo para saber o que realmente aconteceu para saber quais medidas tomar. O prefeito Julio deixou todas as secretarias empenhadas, Procuradoria, Controladoria, Secretaria de Saúde como um todo pra gente ver o que realmente aconteceu em toda a trajetória da história,” explicou.
Ele também lamentou o fato e disse que está dando todo o apoio à família. “É um fato muito triste que mexe com toda a sociedade por ser uma criança. A gente não sabe com certeza o que aconteceu. A criança deu entrada dias antes e a conduta foi seguida de acordo com os padrões, no entanto ontem ela chegou com alguns sinais, não de febre, mas convulsionando, a equipe seguiu a conduta que deveria seguir, porém ela veio a óbito. E através disso mexeu com todos nós, o Prefeito Júlio e eu e estamos aqui para prestar toda a assistência à família e também averiguar a situação,” disse ele.
O caso
A criança, menor de idade e residente do bairro Vila Maria, deu entrada na UPA nos últimos dois dias, segunda-feira (29) e terça-feira (30), apresentando quadro febril e tosse. Na manhã desta quarta-feira (31), a criança deu entrada novamente na Pediatria 24h, não tinha febre, mas apresentava quadro convulsivo e, após um período, desconforto respiratório não resistiu e foi a óbito.
A equipe médica da Pediatria 24h informou à família que seria necessário passar SVO para que o óbito seja investigado pela perícia forense. A coordenação médica conversou com a família, repassando todo os procedimentos anotados no prontuário da criança e explicou a importância de investigar o óbito.
O prefeito Júlio Cezar determinou na noite desta quarta-feira (31) que a Corregedoria Municipal, Secretaria de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apurem, num prazo de 15 dias, as causas que levaram ao óbito. A Sindicância vai avaliar inicialmente a conduta dos profissionais com base nos protocolos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
