Semudh realiza 1⁰ Simpósio de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
O objetivo do simpósio foi sensibilizar e chamar atenção da sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa

A Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira dos Índios promoveu nesta segunda-feira (26) o 1º Simpósio de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é alusiva ao “Junho Violeta”, que marca o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído no dia 15 de junho. A ação aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá e contou com a participação de entidades que atuam na garantia de direitos da pessoa idosa, como o Projeto Terceira Idade na Universidade Estadual de Alagoas, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, OAB e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência – SECDEF, por meio da Superintendente de Direitos da Pessoa Idosa e o Gerente de Promoção Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, que foram os palestrantes do evento.
O objetivo do simpósio foi sensibilizar e chamar atenção da sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
A violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez, ou muitas vezes, em qualquer relação supostamente de confiança, prejudicando a integridade física e emocional do idoso e impedindo o desempenho de seu papel social. “Essas ações oportunizam a implementação de políticas públicas que definem de forma positiva o lugar da população idosa na sociedade e privilegiem cuidadas as pessoas idosas”, declarou a Superintendente Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, Rafaela Nascimento.
“Temos que continuar incentivando a denúncia sobre todo e qualquer tipo de violação aos direitos da pessoa idoso. Ao constatar ou suspeitar que um idoso esteja sendo vítima de violência, denuncie através do Disque 100. Este canal é totalmente seguro e o denunciante tem sua identidade preservada”, frisou o Gerente de Promoção de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa Denilton Nascimento.
“É uma problemática que afeta a integridade e fere os direitos humanos dos idosos, pois estes têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros indivíduos e devemos assegurar’’, destacou a Secretária da Semudh Flávia Tavares.
Últimas notícias

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e ocultar corpo em geladeira

Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Parque no interior de SP é interditado após mortes por febre maculosa

Governador cria Prêmio Escola 10, que reconhece municípios com melhores indicadores educacionais
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
