Semudh realiza 1⁰ Simpósio de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
O objetivo do simpósio foi sensibilizar e chamar atenção da sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa
A Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira dos Índios promoveu nesta segunda-feira (26) o 1º Simpósio de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é alusiva ao “Junho Violeta”, que marca o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído no dia 15 de junho. A ação aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá e contou com a participação de entidades que atuam na garantia de direitos da pessoa idosa, como o Projeto Terceira Idade na Universidade Estadual de Alagoas, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, OAB e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência – SECDEF, por meio da Superintendente de Direitos da Pessoa Idosa e o Gerente de Promoção Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, que foram os palestrantes do evento.
O objetivo do simpósio foi sensibilizar e chamar atenção da sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
A violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez, ou muitas vezes, em qualquer relação supostamente de confiança, prejudicando a integridade física e emocional do idoso e impedindo o desempenho de seu papel social. “Essas ações oportunizam a implementação de políticas públicas que definem de forma positiva o lugar da população idosa na sociedade e privilegiem cuidadas as pessoas idosas”, declarou a Superintendente Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, Rafaela Nascimento.
“Temos que continuar incentivando a denúncia sobre todo e qualquer tipo de violação aos direitos da pessoa idoso. Ao constatar ou suspeitar que um idoso esteja sendo vítima de violência, denuncie através do Disque 100. Este canal é totalmente seguro e o denunciante tem sua identidade preservada”, frisou o Gerente de Promoção de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa Denilton Nascimento.
“É uma problemática que afeta a integridade e fere os direitos humanos dos idosos, pois estes têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros indivíduos e devemos assegurar’’, destacou a Secretária da Semudh Flávia Tavares.
Últimas notícias
Leonam cobra punição a motorista que atropelou pedestres e pede passarela na AL-101 Sul
Dois homens morrem em grave acidente entre moto e caminhonete na zona rural de Delmiro Gouveia
TRE-AL julga hoje processo que pode cassar mandato de Paulão na Câmara
Ladrão de bicicleta é preso após cair enquanto tentava fugir da polícia em Arapiraca
Filho ameaça pai de morte e agride irmão na frente da polícia em Arapiraca
Suspeito foge de abordagem policial e abandona motocicleta em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
