Julho Amarelo: mês de prevenção às hepatites virais reforça cuidados com a saúde do fígado
Julho é o mês dedicado ao combate, prevenção e controle das hepatites virais

Julho é o mês dedicado ao combate, prevenção e controle das hepatites virais. A cor amarela, predominante da campanha, lembra o aspecto em que fica a pele e olhos do paciente com hepatite. No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei nº 13.802/2019.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A doença pode ser silenciosa, mas quando não, os sintomas se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral (como em locais com condições precárias de saneamento básico e água de higiene pessoal e dos alimentos); pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
As inflamações dividem-se em cinco categorias:
Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. A infecção é leve e se cura sozinha, além de existir vacina.
Hepatite B: segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite é a vacina, associada ao uso do preservativo.
Hepatite C: a principal forma de transmissão é o contato com sangue. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD), ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B protege de uma infecção com a hepatite D.
Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral). A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite. Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da rede de atenção primária, possui um fluxo simples para os pacientes acometidos por algum tipo de hepatite: a Unidade Básica de Saúde (UBS) solicita exames e encaminha o paciente para o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) ou para o gastroenterologista; após todos os exames feitos, é dado o início do tratamento no SAE, com acompanhamento da UBS.
O secretário municipal de Saúde Jânio Marques falou da campanha no município. “A Secretaria, por meio da Atenção Básica e do nosso CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), irá promover o Dia D das Hepatites Virais, que será divulgado ainda esta semana. Além do Dia D, teremos salas de espera, palestras educativas e, aquele que quiser, pode procurar o CTA ou sua Unidade de Saúde para fazer o teste rápido para a detecção da doença. É rápido, seguro e sigiloso. Temos uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente do início ao fim do tratamento”, pontuou o secretário.
Os interessados em realizar o teste rápido podem procurar as UBS’s ou o CTA, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (CESPI).
Últimas notícias

Ato na Paulista reúne cerca de 44,9 mil manifestantes, segundo metodologia da USP

Policial Federal transforma técnica pessoal em método que aprova concurseiros em tempo recorde

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7)

Jogadores e pai de atleta são agredidos no interior de AL, aponta denúncia

Morre o compositor Antônio Barros, autor de 'Bate Coração' e 'É Proibido Cochilar', aos 95 anos

Homem é morto a tiros no Tabuleiro do Martins
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
