Governo de Alagoas discute matrizes energéticas no Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia em Brasília
Encontro contou com a presença de representantes dos estados e com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira
Geração de energia renovável, dinamização de processos e abertura de novos projetos. Os representantes do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME) se reuniram em Assembleia Ordinária para discutir temas relacionados à produção de energia limpa nos estados brasileiros. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no Ministério de Minas e Energia, na cidade de Brasília, e contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, representando o governo de Alagoas.
Segundo o ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a parceria entre o governo federal e os estados brasileiros é fundamental para a melhoria do segmento energético.
“Hoje vivemos em um país miscigenado e extremamente diverso, por isso é impossível discutir a questão da matriz energética e do desenvolvimento sustentável do Brasil sem consultar todos os estados. Precisamos estar juntos e alinhar isso em parceria. É fundamental que tenhamos a contribuição e a demanda de cada um de vocês secretários presentes”, pontuou.
O ministro também fez esclarecimentos sobre a política do gás brasileira, explicando a importância da sua produção no Brasil, sendo uma das prioridades nacionais do atual governo. Além disso, o marco regulatório do hidrogênio verde também foi citado como prioridade para produção de energia limpa.
A secretária Caroline Balbino destacou a importância da reunião do Fórum e pontuou que Alagoas está cada vez mais focado na produção de energia sustentável. “É um prazer participar dessa reunião com tantos secretários estaduais preocupados e focados em um Brasil que seja referência no segmento energético. Alagoas vem trabalhando arduamente para aumentar cada vez mais a produção de energia limpa. No último Balanço Energético, o estado chegou a uma matriz de energia com 88% de fontes limpas, além de outros 8% de gás natural, mostrando o compromisso do governo estadual com essa questão”, pontua.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia, Hugo Leal, reiterou que o Fórum representa um espaço para discussão e implementação de políticas públicas. “Estamos aqui hoje projetando melhorias, tanto na questão energética quanto nas matrizes renováveis. O que queremos é alinhar e aprofundar ainda mais nosso conhecimento sobre a demanda. Precisamos entender quais as intenções e qual será a prática das políticas públicas para que possamos repercutir isso nos nossos estados. O Fórum tem esse propositivo ambiente de discussão, mas, também, um ambiente político para repercutir os temas discutidos aqui”, disse o presidente.
Durante o encontro, houve a apresentação do Fórum e dos novos vice-presidentes e representantes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de um panorama sobre o Programa Gás Para Empregar e a apresentação das regras e parâmetros para as novas concessões de energia elétrica a cargo do Ministério.
O Fórum
O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME), criado em 1995, é uma entidade de direito privado, organizada sob forma de associação civil e sem fins lucrativos. O grupo atua com a finalidade de prestar auxílio, desenvolver, organizar e planejar projetos e estudos técnicos de interesse das Secretarias de Minas e Energia dos Estados e do Distrito Federal. Além disso, busca articular junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional diretrizes das políticas e ações da área de competência da organização e propor alterações na legislação.
Últimas notícias
“Deixo as diferenças políticas no palanque da campanha, jamais no campo pessoal”, diz Júlio Cezar
Alagoas registra aumento no número de transplantes de órgãos realizados no primeiro quadrimestre
Jovem é assassinado a tiros em via pública do bairro Jacintinho
AMA reúne prefeitos e bancada federal para discutir impacto de pautas no Congresso Nacional
Corpo encontrado na Praia da Avenida é de servente de pedreiro desaparecido
Morre padre Manoel José, líder da Paróquia São Paulo Apóstolo
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
