Educação

Professores de Palmeira se preparam para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas

SAVEAL é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica

Por 7Segundos com assessoria 29/09/2023 14h02 - Atualizado em 29/09/2023 14h02
Professores de Palmeira se preparam para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
A aplicação ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro - Foto: Reprodução/Assessoria

Na manhã desta quinta-feira(28) a Secretaria Municipal de Educação (Semede) realizou uma Reunião Formativa para a Aplicação da Avaliação SAVEAL 2023. Participaram do evento professores aplicadores e articuladores que farão parte da aplicação das provas.

O Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL) é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica oferecida nas redes públicas estaduais e municipais, testando os conhecimentos em matemática e língua portuguesa dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.

Em Palmeira dos Índios, a aplicação ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro e abrangerá 25 escolas das áreas urbana e rural. No total, serão mais de 150 envolvidos no processo de aplicação, incluindo professores, articuladores e aplicadores.Para evitar qualquer dúvida nos dias das provas, a reunião buscou orientar sobre a aplicação dentro da sala de aula, entrega de material e destacou a importância do sigilo em todo o processo.A SAVEAL será aplicada a todos os estudantes das escolas das redes estadual e municipais matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. O resultado da prova é importante, pois além de diagnosticar a qualidade do ensino oferecido, a avaliação proporcionará aos estudantes a oportunidade de se submeterem a uma prova antes do SAEB, seguindo o mesmo modelo, número de questões, escala, desenho e tempo de prova da avaliação nacional, incluindo todas as prerrogativas e características.

Outro aspecto importante trazido pelo SAVEAL é que o resultado dos alunos do 2º ano comporá os indicadores para o repasse do ICMS Educação e o Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).

A secretária municipal de Educação Renilda Pereira participou da formação e destacou a importância do momento. “O nosso propósito é que tenhamos sucesso nos resultados da SAVEAL. A todos os articuladores e a todos que estão no ambiente escolar, nossa gratidão. Saibam que estamos fazendo tudo o que podemos para melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos. Reforcem o compromisso e incentivem os alunos a participarem da avaliação. Devemos ter um olhar atento e focado em tudo que será apresentado pelas formadoras, pois esta avaliação é de grande importância para todos nós”, explicou Renilda Pereira.