Professores de Palmeira se preparam para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
SAVEAL é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica
Na manhã desta quinta-feira(28) a Secretaria Municipal de Educação (Semede) realizou uma Reunião Formativa para a Aplicação da Avaliação SAVEAL 2023. Participaram do evento professores aplicadores e articuladores que farão parte da aplicação das provas.
O Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL) é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica oferecida nas redes públicas estaduais e municipais, testando os conhecimentos em matemática e língua portuguesa dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.
Em Palmeira dos Índios, a aplicação ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro e abrangerá 25 escolas das áreas urbana e rural. No total, serão mais de 150 envolvidos no processo de aplicação, incluindo professores, articuladores e aplicadores.Para evitar qualquer dúvida nos dias das provas, a reunião buscou orientar sobre a aplicação dentro da sala de aula, entrega de material e destacou a importância do sigilo em todo o processo.A SAVEAL será aplicada a todos os estudantes das escolas das redes estadual e municipais matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. O resultado da prova é importante, pois além de diagnosticar a qualidade do ensino oferecido, a avaliação proporcionará aos estudantes a oportunidade de se submeterem a uma prova antes do SAEB, seguindo o mesmo modelo, número de questões, escala, desenho e tempo de prova da avaliação nacional, incluindo todas as prerrogativas e características.
Outro aspecto importante trazido pelo SAVEAL é que o resultado dos alunos do 2º ano comporá os indicadores para o repasse do ICMS Educação e o Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).
A secretária municipal de Educação Renilda Pereira participou da formação e destacou a importância do momento. “O nosso propósito é que tenhamos sucesso nos resultados da SAVEAL. A todos os articuladores e a todos que estão no ambiente escolar, nossa gratidão. Saibam que estamos fazendo tudo o que podemos para melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos. Reforcem o compromisso e incentivem os alunos a participarem da avaliação. Devemos ter um olhar atento e focado em tudo que será apresentado pelas formadoras, pois esta avaliação é de grande importância para todos nós”, explicou Renilda Pereira.
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
