Professores de Palmeira se preparam para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
SAVEAL é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica

Na manhã desta quinta-feira(28) a Secretaria Municipal de Educação (Semede) realizou uma Reunião Formativa para a Aplicação da Avaliação SAVEAL 2023. Participaram do evento professores aplicadores e articuladores que farão parte da aplicação das provas.
O Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL) é uma ferramenta promovida pelo Governo do Estado para avaliar a qualidade da Educação Básica oferecida nas redes públicas estaduais e municipais, testando os conhecimentos em matemática e língua portuguesa dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.
Em Palmeira dos Índios, a aplicação ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro e abrangerá 25 escolas das áreas urbana e rural. No total, serão mais de 150 envolvidos no processo de aplicação, incluindo professores, articuladores e aplicadores.Para evitar qualquer dúvida nos dias das provas, a reunião buscou orientar sobre a aplicação dentro da sala de aula, entrega de material e destacou a importância do sigilo em todo o processo.A SAVEAL será aplicada a todos os estudantes das escolas das redes estadual e municipais matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. O resultado da prova é importante, pois além de diagnosticar a qualidade do ensino oferecido, a avaliação proporcionará aos estudantes a oportunidade de se submeterem a uma prova antes do SAEB, seguindo o mesmo modelo, número de questões, escala, desenho e tempo de prova da avaliação nacional, incluindo todas as prerrogativas e características.
Outro aspecto importante trazido pelo SAVEAL é que o resultado dos alunos do 2º ano comporá os indicadores para o repasse do ICMS Educação e o Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).
A secretária municipal de Educação Renilda Pereira participou da formação e destacou a importância do momento. “O nosso propósito é que tenhamos sucesso nos resultados da SAVEAL. A todos os articuladores e a todos que estão no ambiente escolar, nossa gratidão. Saibam que estamos fazendo tudo o que podemos para melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos. Reforcem o compromisso e incentivem os alunos a participarem da avaliação. Devemos ter um olhar atento e focado em tudo que será apresentado pelas formadoras, pois esta avaliação é de grande importância para todos nós”, explicou Renilda Pereira.
Últimas notícias

Motorista perde controle de veículo e colide contra cerca na AL-225, em Piranhas

CSE conquista a Copa Alagoas com vitória nos pênaltis e garante vaga na série D de 2026

Grave acidente na AL-115 deixa três mortos e dois feridos, em Arapiraca

Mulher é executada em ataque a domicílio na zona rural de Arapiraca

Homem é executado a tiros horas após deixar clínica de reabilitação em Arapiraca

PRF apreende ônibus clandestino com destino a Alagoas em rodovia do Paraná
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
