Semana de Pesquisa, Tecnologia e Informação na Educação Básica começa em Palmeira dos Índios
Evento tem objetivo de fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica
Experimentos, ideias e criatividade. Assim começou o dia para alguns alunos da rede municipal de ensino que tiveram seus projetos de iniciação científica expostos para visitação. É a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) e este ano trabalha o tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
O evento está sendo realizado durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), que acontece também em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi, com o objetivo de fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizem o conhecimento científico de crianças, jovens e adultos, por meio da parceria entre Educação Básica e a Educação Superior.
Em Palmeira dos Índios, 37 escolas públicas estão participando do evento, sendo 11 da rede municipal, das quais 3 tiveram trabalhos apresentados: a Escola Municipal Professora Marinete Neves, a E. M. Dr. Gerson Jatobá e a E. M. Francisco Pinto Pimentel. As demais estão inseridas no show de química, visitação à estufa e laboratórios. As atividades se concentram na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus Palmeira dos Índios.
A professora e Dra. Natércia Lopes destacou a importância do concurso: “A Uneal está de portas abertas para receber todas as escolas públicas que foram inscritas nesta semana. Logo, a premiação das três primeiras escolas do ensino fundamental e médio, que se inscreveram neste concurso inovador, vêm mostrar soluções que os alunos encontraram para problemas sociais, problemas que eles enfrentam no cotidiano deles, seja no bairro em que eles moram ou no contexto em que vivem”, disse a professora Dra. Natércia Lopes.
A programação da Simpete inclui exposições, oficinas, experimentos, atividades de xadrez e visitas aos laboratórios de química, biologia e física. As apresentações seguem até quarta-feira (18). Já na quinta-feira (19), o evento será realizado com as instituições acadêmicas particulares e a exposição ocorrerá na Praça das Casuarinas.
O professor da rede municipal Edmilson Amj falou da importância do evento para a iniciação de projetos científicos: “Esta é a primeira vez que a escola Gerson Jatobá e toda a rede de ensino participam da semana de ciências e tecnologia. É bacana porque o que eles puderam aprender de habilidades e competências no primeiro, segundo ou terceiro bimestres, eles conseguem transformar em ideias científicas, e nós conseguimos orientá-los a desenvolver ideias e projetos de iniciação científica”, disse o professor.
Últimas notícias
Uncisal será expandida e ofertará curso de Medicina em Delmiro Gouveia
DEA é acionado para resgatar vítimas de acidente na BR 101, em Joaquim Gomes
Justiça mantém prisão de policial penal suspeito de matar empresária alagoana
[Vídeo] DMTT anuncia mudança em famoso cruzamento no Jacintinho a partir de domingo (29)
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
