Acidentes

Barco com 6 tripulantes está desaparecido no Rio Grande do Sul

O último sinal emitido pela embarcação foi registrado em 4 de novembro, próximo a Chuí

Por 7Segundos com Terra 18/11/2023 16h04
Barco com 6 tripulantes está desaparecido no Rio Grande do Sul
Barco com 6 tripulantes está desaparecido no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução

Um barco pesqueiro desapareceu em alto-mar, na costa do Rio Grande do Sul. A Marinha do Brasil está realizando uma operação de busca para encontrar a embarcação e os seis tripulantes desaparecidos. A operação conta com quatro navios e um helicóptero, conforme informado pelo Comando do 5º Distrito Naval.

O último sinal emitido pelo pesqueiro Manuela Simão, proveniente de Itajaí, Santa Catarina, foi registrado em 4 de novembro, próximo a Chuí, no extremo sul gaúcho, na fronteira do Brasil com o Uruguai. O desaparecimento do barco foi percebido quando a embarcação não retornou na data prevista, e após consulta ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (PREPS).

As buscas tiveram início na última segunda-feira, 13. O barco partiu em 18 de outubro de Santa Catarina com destino ao Rio Grande do Sul, tendo a previsão de retorno em 11 de novembro. Segundo o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), os desaparecidos são:

O armador e mestre Madson Orlando Simão;
João Maricelo Matos Santana;
Rafael Matos Santana;
Elizandro Rodrigues Silveira;
Arildo Honorato;
Edmar Marcelino Ribeiro.

O Comando do 5º Distrito Naval informou que estão sendo utilizados o Navio de Apoio Oceânico Mearim e os Navios-Patrulha Benevente, Babitonga e Maracanã. As buscas se estendem por todo o litoral do Rio Grande do Sul, desde a fronteira com o Uruguai até Itajaí, em Santa Catarina.

Além disso, uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) estão atuando nas operações de busca aérea, a pedido do 5º Distrito Naval.

"A Marinha lamenta o ocorrido e reitera o compromisso de manter esforços incessantes nas buscas pela embarcação e pelas pessoas desaparecidas. Por fim, a MB incentiva e considera crucial a participação da comunidade, que pode colaborar através do telefone 185, dedicado a emergências náuticas e solicitações de ajuda", afirmou a Marinha do Brasil em nota.