Projeto de lei que extingue saidinha de presos é aprovada na Câmara e segue para sanção presidencial
Deputados aprovaram que benefício deve ser dado apenas aos apenados que estudam
Em uma votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20), o projeto de lei que extingue o benefício de saída temporária de até sete dias, quatro vezes por ano, para os presos em cumprimento de pena em regime fechado, comumente chamado de "saidinha de presos".
O texto aprovado pelos deputados, que agora segue para sanção presidencial, mantém a "saidinha" para os apenados que cursam supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior, pelo prazo necessário para cumprir as atividades escolares, exceto para os condenados por crime hediondo ou praticados mediante violência ou grave ameaça.
Durante a sessão, o Psol tentou obstruir a votação no plenário, mas após constatar que seria derrotado, o partido resolveu votar sim pelo texto, apesar de os deputados da legenda terem se posicionado anteriormente contrários à norma.
O presidente Lula já demonstrou que não deverá vetar o texto, embora os partidos da base governista possam questionar a aprovação do projeto no Supremo Tribunal Federal.
A atual lei que define as normas da saída temporária é de 1984 e definia que as "saidinhas" deveriam servir para que os apenados mantivessem o contato familiar e participassem de atividades que ajudassem no retorno ao convívio social. Uma nova proposta tramitava no Congresso há 14 anos e chegou a ser originalmente aprovada pela Câmara em 2022. No entanto, sofreu modificações no Senado e precisou passar por nova aprovação dos deputados federais.
A discussão sobre o fim das saidinhas em datas comemorativas como dia dos pais, dia das mães e Natal, ganhou celeridade após o assassinato do policial Roger Dias da Cunha, de 29 anos, durante um confronto entre a polícia e suspeitos, em janeiro deste ano, em Belo Horizonte (MG). As investigações policiais apontaram que os autores dos disparos eram condenados que haviam deixado o presídio durante a saída temporária de fim de ano e não haviam retornado para o sistema prisional para cumprir a pena.
De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), de janeiro a junho de 2023, um total de 120.244 presos de todo o país tiveram o benefício da saída temporária. Desses, 7.630 (6,3%) não retornaram, se atrasaram no retorno à unidade prisional, ou cometeram uma falta durante a saidinha.
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
