Primeiro ambulatório LGBTQIA+ do estado é inaugurado em Palmeira dos Índios
Espaço oferece cuidado integral às necessidades das minorias e atividades de educação em saúde

Além de oferecer um serviço de saúde de qualidade e alcançar usuários dos quatro cantos da cidade, Palmeira dos Índios agora é referência em respeito e equidade na Saúde Pública. Na manhã desta terça-feira (2), o município inaugurou o primeiro ambulatório LGBTQIA+ da região, que funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Denilma Bulhões, em Palmeira de Fora.
A coordenadora do ambulatório Daniele Almeida falou da parceria entre a população, o conselho, a UFAL e a gestão. Agradeceu pelo olhar acolhedor da gestão, mesmo diante de uma sociedade homofóbica, e destacou o papel significativo para os usuários e as famílias. Lembrou que o município abraça a causa, pois a saúde é um direito agora formalizado.
O espaço abrange atividades de educação em saúde e educação permanente, além do cuidado integral direcionado para as necessidades do grupo. O objetivo é ampliar o acesso da população LGBTQUIA+ aos diferentes pontos de atenção à saúde e da rede intersetorial, garantindo o respeito às pessoas e o acolhimento com qualidade, alcançando suas demandas.
Participaram da inauguração a comunidade local, profissionais da Saúde, secretários municipais, vereadores e o gestor municipal. O secretário de Saúde Jânio Marques falou do ambulatório como concretização de um sonho. “Hoje é um dia que fica marcado na história de Palmeira. Este governo não veio para viver de sonhos, mas para transformá-los em realidade. Esta sala irá transformar a vida das pessoas. Desde que entrei, o prefeito disse: “Faça Saúde, seja para quem for”. E não vamos parar por aqui. Hoje, somos o espelho para o estado de Alagoas”, afirmou o secretário.
O ambulatório é fruto de um projeto de extensão desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o polo de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas. O serviço poderá ser acessado via encaminhamento ou por demandau espontânea, sendo do tipo porta aberta. A iniciativa servirá também como forma de mapeamento da população LGBTQIA+ e de suas necessidades em saúde.
O prefeito Júlio Cezar falou da criação da sala e da aplicação das políticas públicas, rompendo a desigualdade. “Estou feliz por começar o dia com uma agenda tão importante. E sei que estou entregando em boas mãos. Ainda temos uma sociedade muito desigual e quando falamos em levar políticas públicas é que vimos as necessidades. Aqui é um ambulatório que irá funcionar a partir de hoje e oferecerá serviços e uma equipe pronta. Ser o primeiro é importante porque nunca seremos esquecidos. Peço perdão por tantas perseguições e preconceitos que vocês foram submetidos. Levem à comunidade o nosso abraço e digam que a gestão respeita vocês. Contem com a gente. Cuidem dessas salas, dos remédios, pois eles são de vocês”, disse o prefeito.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
