Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para importância da vacinação contra o Sarampo
O primeiro sinal/sintoma da doença é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios alerta a população para a importância da vacinação contra o Sarampo. Recentemente, o Ministério da saúde emitiu nota alertando sobre a reintrodução da doença no país (NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 124/2025-CGVDI/DPNI/SVSA/MS).
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. O sarampo pode ser acompanhado de complicações, principalmente em crianças menores de cinco anos e pessoas com algum grau de imunodepressão. A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados.
O primeiro sinal/sintoma da doença é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Cerca de 3 dias após, surgem manchas vermelhas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, com duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.
As complicações da doença ocorrem principalmente entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nas desnutridas, em indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade. As complicações que podem ocorrer são a otite média, broncopneumonia, diarreia e encefalite. O óbito é decorrente de complicações, especialmente a pneumonia e a encefalite. O diagnóstico da doença deve ser feito por critério laboratorial: exame sorológico com realização de IgM e IgG especifico para sarampo. Não há tratamento específico para o sarampo, apenas sintomático e medidas de suporte. A antibioticoterapia está indicada para as infecções secundárias.
Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado, obrigatoriamente, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e informado diretamente à Gerência de Vigilância da Vigilância em Saúde da SMS de Palmeira.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
