Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para importância da vacinação contra o Sarampo
O primeiro sinal/sintoma da doença é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios alerta a população para a importância da vacinação contra o Sarampo. Recentemente, o Ministério da saúde emitiu nota alertando sobre a reintrodução da doença no país (NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 124/2025-CGVDI/DPNI/SVSA/MS).
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. O sarampo pode ser acompanhado de complicações, principalmente em crianças menores de cinco anos e pessoas com algum grau de imunodepressão. A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados.
O primeiro sinal/sintoma da doença é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Cerca de 3 dias após, surgem manchas vermelhas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, com duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.
As complicações da doença ocorrem principalmente entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nas desnutridas, em indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade. As complicações que podem ocorrer são a otite média, broncopneumonia, diarreia e encefalite. O óbito é decorrente de complicações, especialmente a pneumonia e a encefalite. O diagnóstico da doença deve ser feito por critério laboratorial: exame sorológico com realização de IgM e IgG especifico para sarampo. Não há tratamento específico para o sarampo, apenas sintomático e medidas de suporte. A antibioticoterapia está indicada para as infecções secundárias.
Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado, obrigatoriamente, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e informado diretamente à Gerência de Vigilância da Vigilância em Saúde da SMS de Palmeira.
Últimas notícias
Jovem é confundido com membro de facção e é assassinado em Maceió
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
