Moraes pode decidir hoje sobre suposta violação de medidas por Bolsonaro
Defesa nega descumprimento e pede esclarecimentos sobre proibição de uso de redes sociais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir nesta quarta-feira (23) sobre as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito de um possível descumprimento de medidas cautelares. A avaliação ocorre após a circulação de um vídeo nas redes sociais no qual Bolsonaro aparece durante visita ao Congresso Nacional, mostrando a tornozeleira eletrônica e concedendo declarações à imprensa.
As restrições foram impostas na última sexta-feira (18) e incluem o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos finais de semana, além da proibição do uso de redes sociais, tanto de forma direta quanto por intermédio de terceiros.
Segundo Moraes, a divulgação do vídeo pode configurar violação à medida que proíbe atividades em plataformas digitais. A defesa do ex-presidente, no entanto, afirma que ele não publicou o material nem solicitou que outras pessoas o fizessem, alegando ainda que não havia clareza se entrevistas à imprensa poderiam ser interpretadas como descumprimento da ordem judicial. Os advogados pediram que Moraes esclareça os limites exatos da restrição.
Próximos passos
Com as justificativas em mãos, Moraes poderá:
* encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), que emitiria um parecer sobre eventual violação;
* decidir diretamente se mantém as medidas ou impõe novas sanções;
* ou determinar a prisão preventiva do ex-presidente, caso entenda que houve descumprimento deliberado.
### Situação processual
Bolsonaro é réu no STF por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente. Para o Supremo, as medidas cautelares, incluindo a tornozeleira eletrônica, foram necessárias para evitar risco de fuga e obstrução das investigações. Segundo a Corte, há indícios de que aliados do ex-presidente atuaram para pressionar autoridades e buscar apoio internacional, incluindo o ex-presidente norte-americano Donald Trump, numa tentativa de interferir no processo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
