Moraes pode decidir hoje sobre suposta violação de medidas por Bolsonaro
Defesa nega descumprimento e pede esclarecimentos sobre proibição de uso de redes sociais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir nesta quarta-feira (23) sobre as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito de um possível descumprimento de medidas cautelares. A avaliação ocorre após a circulação de um vídeo nas redes sociais no qual Bolsonaro aparece durante visita ao Congresso Nacional, mostrando a tornozeleira eletrônica e concedendo declarações à imprensa.
As restrições foram impostas na última sexta-feira (18) e incluem o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos finais de semana, além da proibição do uso de redes sociais, tanto de forma direta quanto por intermédio de terceiros.
Segundo Moraes, a divulgação do vídeo pode configurar violação à medida que proíbe atividades em plataformas digitais. A defesa do ex-presidente, no entanto, afirma que ele não publicou o material nem solicitou que outras pessoas o fizessem, alegando ainda que não havia clareza se entrevistas à imprensa poderiam ser interpretadas como descumprimento da ordem judicial. Os advogados pediram que Moraes esclareça os limites exatos da restrição.
Próximos passos
Com as justificativas em mãos, Moraes poderá:
* encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), que emitiria um parecer sobre eventual violação;
* decidir diretamente se mantém as medidas ou impõe novas sanções;
* ou determinar a prisão preventiva do ex-presidente, caso entenda que houve descumprimento deliberado.
### Situação processual
Bolsonaro é réu no STF por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente. Para o Supremo, as medidas cautelares, incluindo a tornozeleira eletrônica, foram necessárias para evitar risco de fuga e obstrução das investigações. Segundo a Corte, há indícios de que aliados do ex-presidente atuaram para pressionar autoridades e buscar apoio internacional, incluindo o ex-presidente norte-americano Donald Trump, numa tentativa de interferir no processo.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
