Economia

Festival de Inverno de Palmeira dos Índios aquece comércio antes mesmo de começar

Graças ao FIPI os empregos conseguem ser mantidos.

Por 7Segundos, com Assessoria 12/08/2025 13h01
Festival de Inverno de Palmeira dos Índios aquece comércio antes mesmo de começar
Vendas de roupas e calçados aumentam devido ao FIPI em Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução/Ascom

O Festival de Inverno de Palmeira dos Índios (FIPI) ainda nem começou, mas já aquece a economia local. Com programação marcada para acontecer entre os dias 17 e 20 de agosto, na antiga Estação Ferroviária, o evento tem atraído a população para as lojas. A expectativa é de que o festival, um dos mais tradicionais da região, incremente as vendas e gere novas oportunidades para empreendedores e trabalhadores informais.

Localizada no calçadão do comércio da cidade, a loja A Calçadeira – que é especializada na venda não somente de calçados, mas também de roupas femininas e masculinas – já existe há 27 anos na cidade e, desde o início, é gerenciada por Pedro Oliveira. Experiente no mercado, o profissional acompanhou o início da história do FIPI em Palmeira e afirma que a criação do evento, na gestão do então prefeito Júlio Cézar, foi fundamental para dar uma “guinada” na economia local. “Desde a criação do FIPI, notamos que o período que o antecede é sim marcado por muita procura por parte da população e até mesmo de moradores das cidades vizinhas, como Igaci, Quebrangulo e Estrela de Alagoas”, disse.

O gerente afirma que a loja possui 16 colaboradores, entre vendedores e parte administrativa, e graças ao FIPI os empregos conseguem ser mantidos.

A dona de casa Maria Aparecida Silva resolveu investir em um look para o festival e o primeiro passo foi a aquisição de uma bota. “Eu resolvi me dar esse luxo porque as atrações deste ano são muito boas”, disse. Ela afirmou que todos os anos as compras de roupas e calçados para prestigiar os artistas estão garantidas para ela e as duas filhas de 12 e 8 anos.

Engana-se quem pensa que os homens também não desejam caprichar nos looks durante os quatro dias de festival. Vendedora da loja especializada no público masculino For men – que também fica situada no Centro de Palmeira – Charliane Torres afirma que já observou o aumento no fluxo de compradores. “Desde o anúncio da programação, já aumentou a procura por roupas aqui. A maioria são mães que acompanham os filhos adolescentes e as nossas principais vendas são looks inspirados no cantor Nathanzinho”, explicou.

Já o empresário Ítalo Silva, que atua no setor de vestimentas femininas na loja Donna´s, declara que o FIPI é o responsável por boa parte do faturamento anual. “Já começamos a renovar o nosso estoque desde o mês de julho e vemos que esta procura, principalmente por looks de balada, com brilho e as tendências, que este ano estão focadas no jeans, aumentou. Acho que durante os dias de festival mesmo as coisas tendem a melhorar”, disse.