Agosto Lilás: estudantes da rede municipal de Palmeira dos Índios discutem combate à violência de gênero
Como parte da programação do Agosto Lilás, o Nuca realizou a atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semede)
“A violência baseada em gênero acontece quando meninas e mulheres são vítimas de violência simplesmente por serem meninas ou mulheres”. Este foi apenas um dos aprendizados que alunos de várias escolas da rede municipal de ensino tiveram durante a tarde desta quarta-feira (13), no auditório da Escola Municipal Marinete Neves, durante uma palestra realizada pela Assistente Social Ana Paula. O encontro foi prestigiado pela secretária-adjunta de Educação Ana Holanda e pela mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Palmeira dos Índios (Nuca) Naely Honório.
Como parte da programação do Agosto Lilás, o Nuca realizou a atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semede) com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre atitudes típicas de uma sociedade machista e como elas podem impactar de maneira negativa a vida de meninas e mulheres que, por vezes, são vitimadas pela violência doméstica; nos casos mais graves, até mesmo pelo feminicídio.
Durante o momento, os estudantes compartilharam as suas experiências pessoais e tiraram dúvidas. ” Em algumas pesquisas que fiz vi que alguns homens se utilizam do vitimista para justificar violências”, disse uma das alunas. Por sua vez, a coordenadora da escola municipal Antônio Fernandes Luciene Fernandes destacou a importância da ação e explicou a estratégia usada pela rede pública de ensino para que as informações compartilhadas atingissem o máximo de pessoas também fora do ambiente escolar. “Cada escola trouxe duas meninas que têm a missão de serem multiplicadoras de conhecimento. Aquilo que aprenderem aqui, terão a missão de repassarem não apenas para seus amigos, mas também para seus familiares e entorno”, declarou.
Ciente da importância da atividade, a secretária municipal de Educação reafirmou que momentos como esses são fundamentais para o avanço na luta pelos direitos da mulheres. “Temos certeza que nossos estudantes são as principais ferramentas de transformação de uma sociedade que sempre reprimiu as mulheres por isso investimos em palestras de qualidade, como esta de hoje”, disse.
Últimas notícias
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Polícia Científica encontra vestígios que podem ajudar na identificação de ossada achada em Coruripe
Inmet emite dois alertas de chuvas para 70 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
