Agosto Lilás: estudantes da rede municipal de Palmeira dos Índios discutem combate à violência de gênero
Como parte da programação do Agosto Lilás, o Nuca realizou a atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semede)
“A violência baseada em gênero acontece quando meninas e mulheres são vítimas de violência simplesmente por serem meninas ou mulheres”. Este foi apenas um dos aprendizados que alunos de várias escolas da rede municipal de ensino tiveram durante a tarde desta quarta-feira (13), no auditório da Escola Municipal Marinete Neves, durante uma palestra realizada pela Assistente Social Ana Paula. O encontro foi prestigiado pela secretária-adjunta de Educação Ana Holanda e pela mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Palmeira dos Índios (Nuca) Naely Honório.
Como parte da programação do Agosto Lilás, o Nuca realizou a atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semede) com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre atitudes típicas de uma sociedade machista e como elas podem impactar de maneira negativa a vida de meninas e mulheres que, por vezes, são vitimadas pela violência doméstica; nos casos mais graves, até mesmo pelo feminicídio.
Durante o momento, os estudantes compartilharam as suas experiências pessoais e tiraram dúvidas. ” Em algumas pesquisas que fiz vi que alguns homens se utilizam do vitimista para justificar violências”, disse uma das alunas. Por sua vez, a coordenadora da escola municipal Antônio Fernandes Luciene Fernandes destacou a importância da ação e explicou a estratégia usada pela rede pública de ensino para que as informações compartilhadas atingissem o máximo de pessoas também fora do ambiente escolar. “Cada escola trouxe duas meninas que têm a missão de serem multiplicadoras de conhecimento. Aquilo que aprenderem aqui, terão a missão de repassarem não apenas para seus amigos, mas também para seus familiares e entorno”, declarou.
Ciente da importância da atividade, a secretária municipal de Educação reafirmou que momentos como esses são fundamentais para o avanço na luta pelos direitos da mulheres. “Temos certeza que nossos estudantes são as principais ferramentas de transformação de uma sociedade que sempre reprimiu as mulheres por isso investimos em palestras de qualidade, como esta de hoje”, disse.
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
