Prefeitura de Palmeira dos Índios cria primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Alagoas
Prefeita Tia Júlia também nomeou os primeiros gestores
A prefeita Tia Júlia nomeou nesta terça-feira (2) os gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Palmeira dos Índios. A nova pasta é a primeira do tipo em Alagoas e uma das poucas existentes no Brasil. O cargo de secretário será ocupado pelo cacique Xucuru-Kariri Selmo, da Aldeia Coité. Já a função de assessor especial ficará sob responsabilidade do quilombola Elson Paulino, liderança da comunidade Tabacaria.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da vice-prefeita Sheila Duarte, secretários municipais, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, além de familiares dos nomeados. O momento foi marcado por muita emoção e agradecimento ao governo pela participação histórica de indígenas e quilombolas em uma gestão municipal.

O cacique Selmo disse que não trabalhará apenas para indígenas e quilombolas, mas para todos. “Agradeço ao secretário de Estado Júlio Cezar, à prefeita Tia Júlia e à vice-prefeita Sheila por este momento tão importante para todos nós. A nossa Secretaria estará à disposição do povo de Palmeira dos Índios. Eu e o Elson daremos o nosso melhor para ajudar a todos e não só a indígenas e quilombolas”, garantiu.

A posse dos novos secretários acontecerá em algumas semanas. “Este é um momento histórico para o município, que passa a assumir um papel pioneiro na valorização e defesa das tradições e dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. Com esta conquista, reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e quilombolas, garantindo que suas vozes, culturas e saberes sejam respeitados. Em breve, anunciaremos a data da posse destes novos gestores”, destacou a prefeita.

Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
