Prefeitura de Palmeira dos Índios cria primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Alagoas
Prefeita Tia Júlia também nomeou os primeiros gestores

A prefeita Tia Júlia nomeou nesta terça-feira (2) os gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Palmeira dos Índios. A nova pasta é a primeira do tipo em Alagoas e uma das poucas existentes no Brasil. O cargo de secretário será ocupado pelo cacique Xucuru-Kariri Selmo, da Aldeia Coité. Já a função de assessor especial ficará sob responsabilidade do quilombola Elson Paulino, liderança da comunidade Tabacaria.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da vice-prefeita Sheila Duarte, secretários municipais, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, além de familiares dos nomeados. O momento foi marcado por muita emoção e agradecimento ao governo pela participação histórica de indígenas e quilombolas em uma gestão municipal.

O cacique Selmo disse que não trabalhará apenas para indígenas e quilombolas, mas para todos. “Agradeço ao secretário de Estado Júlio Cezar, à prefeita Tia Júlia e à vice-prefeita Sheila por este momento tão importante para todos nós. A nossa Secretaria estará à disposição do povo de Palmeira dos Índios. Eu e o Elson daremos o nosso melhor para ajudar a todos e não só a indígenas e quilombolas”, garantiu.

A posse dos novos secretários acontecerá em algumas semanas. “Este é um momento histórico para o município, que passa a assumir um papel pioneiro na valorização e defesa das tradições e dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. Com esta conquista, reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e quilombolas, garantindo que suas vozes, culturas e saberes sejam respeitados. Em breve, anunciaremos a data da posse destes novos gestores”, destacou a prefeita.

Veja também
Últimas notícias

Governo de Alagoas anuncia 50 novas vagas na extensão rural para apoiar a agricultura familiar

Tagliaferro acusa Moraes de fraude em relatório sobre empresários

União Brasil e PP decidem sair do governo Lula e apoiar anistia

Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus

Homem tenta roubar dois carros no Jacintinho durante a madrugada

Procon Alagoas multa concessionária de veículos em mais de R$ 100 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
