Prefeitura de Palmeira dos Índios cria primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Alagoas
Prefeita Tia Júlia também nomeou os primeiros gestores
A prefeita Tia Júlia nomeou nesta terça-feira (2) os gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Palmeira dos Índios. A nova pasta é a primeira do tipo em Alagoas e uma das poucas existentes no Brasil. O cargo de secretário será ocupado pelo cacique Xucuru-Kariri Selmo, da Aldeia Coité. Já a função de assessor especial ficará sob responsabilidade do quilombola Elson Paulino, liderança da comunidade Tabacaria.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da vice-prefeita Sheila Duarte, secretários municipais, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, além de familiares dos nomeados. O momento foi marcado por muita emoção e agradecimento ao governo pela participação histórica de indígenas e quilombolas em uma gestão municipal.

O cacique Selmo disse que não trabalhará apenas para indígenas e quilombolas, mas para todos. “Agradeço ao secretário de Estado Júlio Cezar, à prefeita Tia Júlia e à vice-prefeita Sheila por este momento tão importante para todos nós. A nossa Secretaria estará à disposição do povo de Palmeira dos Índios. Eu e o Elson daremos o nosso melhor para ajudar a todos e não só a indígenas e quilombolas”, garantiu.

A posse dos novos secretários acontecerá em algumas semanas. “Este é um momento histórico para o município, que passa a assumir um papel pioneiro na valorização e defesa das tradições e dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. Com esta conquista, reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e quilombolas, garantindo que suas vozes, culturas e saberes sejam respeitados. Em breve, anunciaremos a data da posse destes novos gestores”, destacou a prefeita.

Veja também
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
