Prefeitura de Palmeira dos Índios cria primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Alagoas
Prefeita Tia Júlia também nomeou os primeiros gestores
A prefeita Tia Júlia nomeou nesta terça-feira (2) os gestores da primeira Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais de Palmeira dos Índios. A nova pasta é a primeira do tipo em Alagoas e uma das poucas existentes no Brasil. O cargo de secretário será ocupado pelo cacique Xucuru-Kariri Selmo, da Aldeia Coité. Já a função de assessor especial ficará sob responsabilidade do quilombola Elson Paulino, liderança da comunidade Tabacaria.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da vice-prefeita Sheila Duarte, secretários municipais, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, além de familiares dos nomeados. O momento foi marcado por muita emoção e agradecimento ao governo pela participação histórica de indígenas e quilombolas em uma gestão municipal.

O cacique Selmo disse que não trabalhará apenas para indígenas e quilombolas, mas para todos. “Agradeço ao secretário de Estado Júlio Cezar, à prefeita Tia Júlia e à vice-prefeita Sheila por este momento tão importante para todos nós. A nossa Secretaria estará à disposição do povo de Palmeira dos Índios. Eu e o Elson daremos o nosso melhor para ajudar a todos e não só a indígenas e quilombolas”, garantiu.

A posse dos novos secretários acontecerá em algumas semanas. “Este é um momento histórico para o município, que passa a assumir um papel pioneiro na valorização e defesa das tradições e dos direitos das comunidades originárias e tradicionais. Com esta conquista, reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e quilombolas, garantindo que suas vozes, culturas e saberes sejam respeitados. Em breve, anunciaremos a data da posse destes novos gestores”, destacou a prefeita.

Veja também
Últimas notícias
Programa lança edital para incentivar iniciativas culturais dos trabalhadores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió
Teto do INSS sobe para R$ 8.475; veja como ficam os valores dos benefícios acima do salário mínimo
'Desculpa por ter deixado você pra trás': parceira de trilha fala após jovem se perder no Pico Paraná
Feira dos Municípios reforça compromisso com inclusão e acessibilidade
Dupla é detida suspeita de tráfico de drogas em Penedo após abordagem policial
Jovem desmaia em ônibus lotado e é socorrido pelo Samu dentro do coletivo na Av. Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
