Polícia

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário tem julgamento adiado

Audiência estava marcada para esta quinta-feira (11)

Por Valeska Miranda* 11/09/2025 13h01 - Atualizado em 11/09/2025 13h01
Fazendeiro acusado de mandar matar empresário tem julgamento adiado
Empresário foi executado com quatro tiros na cabeça no ano de 2010 - Foto: Reprodução

O julgamento do fazendeiro suspeito de ser o mandante do assassinato do empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como ‘Grilo’, foi adiado nesta quinta-feira (11).  O crime ocorreu no município de Palmeira dos Índios no ano de 2010. A nova data para a audiência ficou marcada para o dia 9 de outubro deste ano.

O réu identificado como Fernando Carlos Medeiros iria à júri popular às 8h, no Fórum do Barro Duro, em Maceió, ainda nesta quinta-feira, no entanto, o julgamento precisou ser adiado em decorrência do estado de saúde do promotor envolvido no caso.

Esta seria a terceira vez que o fazendeiro iria a julgamento por ser apontado como o mentor intelectual do crime.

A primeira vez que ele foi levado a júri foi no ano de 2020 e a condenação foi constituída em 18 anos de prisão, mas a decisão foi anulada. Já em 2023, ele voltou a ser julgado e foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão, no entanto, mas uma vez o resultado foi anulado pela Justiça.

Dois homens apontados como executores do homicídio foram julgados e condenados em 2014.

Identificados como irmãos Rosendo, a dupla confessou o crime e afirmou à Justiça que recebeu dinheiro para matar a vítima.

Outros suspeitos de participação no crime também foram presos, entre eles está Manoel Araújo conhecido como ‘Mané’, que admitiu ter efetuado os disparos, além dele Gilberto Bispo conhecido como ‘Beto’ também foi detido. O homem foi apontado como o piloto de fuga da ação criminosa que vitimou Jair Gomes.

Estagiária sob a supervisão da redação*