Cassação de prefeito e vice pode levar Maribondo a novas eleições
Decisão judicial abala cenário político e abre caminho para disputa antecipada no município
A Justiça Eleitoral emitiu uma decisão que pode mudar o rumo político de Maribondo. O juiz Vinícius Augusto de Souza Araújo, da 48ª Zona Eleitoral, determinou a cassação do mandato do prefeito Bruno Teixeira e do vice Ubiratan Nunes, eleitos em 2024, após considerar procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
Na sentença, além da perda dos diplomas, os gestores foram declarados inelegíveis por oito anos, conforme previsto na legislação eleitoral. O magistrado também estabeleceu que, caso a decisão seja mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), será convocada uma nova eleição no município, em conformidade com o Código Eleitoral.
Acusações de abuso de poder econômico
A ação teve como fundamento denúncias de abuso de poder econômico durante o pleito. De acordo com a investigação, práticas irregulares teriam beneficiado diretamente a chapa vencedora, comprometendo a igualdade de condições entre os candidatos. Para o juiz, as evidências apresentadas foram suficientes para caracterizar desequilíbrio no processo eleitoral.
Repercussões políticas
Apesar da decisão, Bruno Teixeira e Ubiratan Nunes seguem nos cargos até o julgamento em segunda instância. A medida, no entanto, já acirrou os bastidores da política local. Grupos de oposição e aliados iniciaram articulações visando um possível novo pleito, que pode se tornar uma das disputas mais intensas da história recente de Maribondo.
Se confirmada pelo TRE/AL, a sentença não apenas encurtará o atual mandato, mas também abrirá espaço para uma reorganização do cenário político, com nomes já sendo cotados para entrar na corrida eleitoral.
Últimas notícias
Barbearia é arrombada e furtada no bairro Cruz das Almas, em Maceió
Mulher morre após afogamento na Praia da Sereia, em Maceió
Prefeitura investe na formação de gestores para fortalecer a Saúde de Limoeiro de Anadia
Carreta que transportava vidro tomba e interdita BR-101 em Novo Lino
Prefeitura lança programas inéditos para tratar pacientes com câncer e endometriose
Jovem é morto a tiros no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió; PM foi acionada
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
