Prefeitura de Palmeira identifica fraudes e reforça fiscalização no Programa Caminhos da Universidade
Atualmente, o programa beneficia diariamente mil estudantes
A Prefeitura de Palmeira dos Índios informou nesta segunda-feira (15) que intensificou as ações de fiscalização e segurança no Programa Municipal Caminhos da Universidade, após identificar casos de falsificação de carteirinhas estudantis utilizadas de forma indevida no transporte gratuito destinado a alunos de universidades públicas. Atualmente, o programa beneficia diariamente mil estudantes que frequentam os campus universitários nas cidades de Santana do Ipanema e Arapiraca.
Segundo a gestão municipal, os casos de fraude já identificados serão encaminhados ao Ministério Público e às autoridades policiais para a devida investigação e responsabilização dos envolvidos. A medida visa preservar um dos maiores programas de incentivo à educação do município e assegurar que nenhum estudante regularmente cadastrado seja prejudicado.

As novas carteirinhas já estão em fase de confecção e, desta vez, contarão com QR Code de segurança, que permitirá a conferência digital e dificultará tentativas de fraude.

O gerente do programa Júlio César Nascimento explicou que a fiscalização é diária e que todas as carteiras falsas estão sendo recolhidas. “Desconfiamos das superlotações e, ao investigar, constatamos que grande parte dos casos foi provocado pelo uso de documentos falsificados. Isso prejudicou os estudantes que têm direito ao benefício e comprometia a qualidade do serviço. Esse é um programa destinado exclusivamente a alunos de universidades públicas e quem comete fraude deve responder criminalmente”, destacou.
Criado em 2017 e mantido exclusivamente com recursos próprios do município, o Caminhos da Universidade já beneficiou mais de 7 mil estudantes e é referência regional pelo impacto social e educacional. Atualmente, dez veículos realizam as rotas diariamente e atende cerca de mil universitários por ano.

Com o compromisso de ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior, a prefeitura anunciou o reforço da frota: a partir de 17 de setembro, o programa contará com 12 ônibus e duas vans, garantindo mais conforto, segurança e dignidade para os estudantes.
A prefeita Tia Júlia reforçou o esforço da gestão. “Estamos trabalhando diariamente para garantir que cada aluno que realmente tem direito ao programa possa concluir a sua formação universitária com o apoio do transporte gratuito. Fraudes não serão toleradas e deverão ser punidas pelos órgãos competentes”, finalizou a prefeita.

Veja também
Últimas notícias
Mulher sai de restaurante para atender ligação e é baleada no rosto na parte alta de Maceió
Homem tenta furtar frigobar de casa, é flagrado por populares e acaba preso em Arapiraca
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
