Saúde

Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido

O tratamento também está disponível na rede SUS e a doença tem cura

Por 7segundos com assessoria 29/10/2025 13h01
Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido
Município de Palmeira dos Índios - Foto: Helcinei Correia/Assessoria

Em outubro também é comemorado o Outubro Verde, mês de combate e prevenção à sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum.

A transmissão da doença se dá por meio de relações sexuais sem proteção, durante a gestação (da mãe para o feto) e no parto (transmissão vertical). O diagnóstico é feito de forma rápida e segura: por meio do teste rápido, gratuito, fica pronto em menos de 30 minutos e está disponível em todos os postos de saúde do município. Se o resultado for positivo, o diagnóstico é concluído com um exame de sangue.

O tratamento também está disponível na rede SUS e a doença tem cura. Vale ressaltar que, mesmo curada, o indivíduo pode voltar a se reinfectar.

Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS, contabiliza 31 casos de sífilis adquirida, desde janeiro/2025. Até, agora, 13 gestantes foram notificadas e tratadas.

A gerente da pasta, a enfermeira Myria Sá, ressalta a importância do testes rápido e das relações sexuais de forma segura. “Temos o teste rápido em todas as nossas unidades e no CTA/SAE. É seguro, rápido e sigiloso. Além disso, ressalto a importância de manter relações seguras, com o uso do preservativo de forma correta. Qualquer dúvida, a pessoa pode procurar o serviço de enfermagem do seu posto ou o CTA, que fica no CESPI”, pontua Myria.