14ª Semana do Bebê é iniciada em Palmeira dos Índios
A abertura oficial aconteceu no Centro de Educação Infantil Delfin da Motta Branco e contou com a presença da prefeita Tia Júlia
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, iniciou nesta segunda-feira (10) a 14ª Semana do Bebê. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da primeira infância (período que vai até os 06 anos de idade) no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças. Os primeiros 1000 dias de vida são fundamentais para o vínculo com a família. Este ano o tema trabalhado é “Palmeira dos Índios pelo Desenvolvimento Integral das Crianças”.
A abertura oficial aconteceu no Centro de Educação Infantil Delfin da Motta Branco e contou com a presença da prefeita Tia Júlia, secretários municipais, mobilizadores do Selo Unicef e técnicos das secretarias envolvidas.
Uma das mobilizadoras do Selo Unicef em Palmeira e gerente do Programa Saúde da Criança e do Adolescente Daniela Rosendo falou da importância do trabalho integrado dos envolvidos. “Este trabalho intersetorial e de doação é muito importante, pois cada Secretaria mostra o seu trabalho em prol de nossas crianças, mostrando a qualidade de vida que é necessária e o desenvolvimento integral. É importante esslte conjunto para que a criança tenha um bom desenvolvimento social, educativo e uma boa saúde”, disse Daniela.
A secretária-adjunta da Assistência Social Mônica Alves falou do papel da pasta. “A Assistência Social sempre está de prontidão para auxiliar na execução das políticas públicas voltadas para a boa educação e socialização das nossas crianças. Podem sempre contar conosco e com nossos serviços”, disse a secretária.
A secretária municipal da Educação Renilda Pereira falou da importância da intersetorialidade na formação infantil. “Todos trabalhamos de forma intersetorial, as secretarias e demais órgãos que garantem o direito das crianças. Estamos dando continuidado a um trabalho que comecou na outra gestão, com fardamento, merenda de qualidade, creches e a construção de novas creches. Não haveria a execução de políticas públicas se não fosse a parceria entre as secretarias executantes do Selo e a garantia a educacao de qualidade das nossas crianças”, disse Renilda.
Já a secretária municipal de Saúde Zoé Duarte falou do papel de cada envolvido nessa caminhada. “Esta semana vem nos alertar para a importância da saúde integral voltada para as crianças de até 6 anos de idsde. Nela, construímos o seu desenvolvimento na sociedade como usuário do SUS e como pessoa. Nós, como responsáveis, temos esslte compromisso de atuar para que essa criança possa ser um bom cidadão. Essa garantia precisa ser iniciada lá no pré-natal. As três secretarias sao essenciais nesse trabalho. Que possamos ter essa responsabilidade dentro de nós, que possamos criar nossas crianças como cidadãos de bem e para o bem, com saúde efetiva, educação de qualidade e que seu lado social possa ser qualificado”, pontuou Zoé.
A prefeita Luisa Júlia, a Tia Júlia, ressaltou o papel da gestão em ofertar serviços de qualidade para a população, em especial os pequenos cidadãos. “Como prefeita, mas como mãe e mulher, sei o quanto é dificil gerar e criar uma criança. Vocês mães, não estão sozinhas. A gestão está ao lado de vocês, para garantir apoio e sustentação. Somos uma cidade que valoriza a primeira infância. Que a Semana do Bebê seja uma semana de troca, estímulo e afeto, que mostra a nossa cidade unida e preparada para cuidar de nossas crianças”, disse a prefeita.
A Semana do Bebê continua com uma vasta programação e à espera da divulgação do(a) Bebê Prefeito(a). Confira a programação:
BEBÊ PREFEITO
Entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nascer durante esta semana, na Maternidade Santa Olímpia, denominado “BEBÊ PREFEITO”. Critérios para eleição do bebê: ter no mínimo 6 (seis) consultas de pré-natal, parto normal e ser residente de Palmeira dos Índios.
TERÇA A QUINTA-FEIRA
Atividades nos Centros de Educação Infantis e nas Unidades de Saúde:
•Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Branco;
•Centro de Educação Infantil Jane Sampaio Calado Monteiro;
•Centro de Educação Infantil Benedito José Soares (Caraíba Torta);
•Centro de Educação Infantil Leobino da Mota (Xucurus);
•Centro de Educação Infantil Maria do Carmo
Caparica (Eucalipto);
•Centro de Educação Infantil Irene Cavalcante Farias (Canafístula).
Público: Pais ou responsáveis de alunos
ENCERRAMENTO
14/11 – 8h – Praça São Pedro
• Fala da prefeita e secretários municipais;
• Desfile das crianças dos Centros de Educação Infantil
Trajeto: Praça São Pedro até a Praça da Independência
• Palestra sobre a Importância do Brincar (Psicóloga da e-MULTI Ana Caroline dos Santos).
Últimas notícias
PM prende homem suspeito de ameaçar populares com arma de fogo no Clima Bom
Uso de clareamento dental é seguro e não enfraquece os dentes, afirmam especialistas
Prefeitura entrega cestas básicas da Corrida de Emancipação a famílias assistidas pelo Cras de Arapiraca
Ministério Público exigiu licenças e acompanhou montagem da roda-gigante em Maceió
Arapiraca divulga programa do Festival de Jazz com shows e dois polos
Imagens de totem de monitoramento mostram homem danificando equipamento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
