MP denuncia seis PMs por tortura em caso que resultou em morte em Santana do Ipanema
Laudo do IML aponta asfixia causada por lesões no pescoço e no tórax durante ação policial
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) denunciou seis policiais militares pelo crime de tortura, em um caso que resultou na morte de Rogério Almir dos Santos Silva, ocorrida no dia 9 de julho de 2025, no município de Santana do Ipanema, no Sertão do estado.
Segundo a denúncia, os fatos ocorreram durante uma ação da guarnição COPES/CAATINGA em uma residência. Além de Rogério Almir, outro homem que estava no local também teria sido submetido a agressões por parte dos policiais.
Foram denunciados os militares Ulisses de Souza, Lucas Cruz, José Jeferson Pereira, Pablo Victor, Renan Vitor e John Felipe Rocha. O MPAL solicitou ainda o afastamento imediato dos seis das atividades operacionais nas ruas, como forma de garantir a ordem pública enquanto o processo tramita.
De acordo com a versão apresentada pelos policiais, a vítima teria passado mal e caído de uma calçada. Rogério Almir chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou uma causa distinta para a morte. Conforme o documento, Rogério morreu por asfixia após aspirar o próprio sangue, proveniente de lesões internas provocadas por traumas no pescoço e no tórax. A perícia concluiu que as lesões são compatíveis com prática de tortura.
Durante a análise do local, peritos também encontraram manchas de sangue humano no piso da cozinha do imóvel, que apresentava sinais de arrombamento e desorganização.
Ainda segundo o MPAL, a ação policial teria como objetivo obter informações relacionadas ao tráfico de drogas. No imóvel, foram apreendidas 200 pedras de crack e uma nota de R$ 20. Outras duas pessoas relataram ter sofrido agressões durante a ocorrência.
Dois policiais que atuavam como motoristas das viaturas não foram incluídos na denúncia, já que não entraram na residência e não há indícios de participação direta nos crimes. Um outro homem citado inicialmente também não foi considerado vítima por falta de provas.
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
