Iran Silva

Iran Silva

Iran Silva

Falando em desenvolvimento... Senta aqui, vamos conversar.

05/12/2013 11h11

Listando alguns fatores que mostram o que é desenvolvimento, gostaria de compartilhar algumas dúvidas com os amigos leitores. Vamos lá.

Melhoria Ambiental Urbana;
Desenvolvimento Regional Integrado;
Abastecimento de Água e Saneamento;
Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
Drenagem Urbana;
Desenvolvimento Industrial;
Renovação de Zonas Urbanas e Arquitetônica...


Cerca da metade do mundo vive em cidades e há uma constante migração populacional das áreas rurais a áreas urbanas. Como consequência tem o crescimento descontrolado em muitas regiões. Quando a infraestrutura e a capacidade institucional não são capazes de cumprir com a demanda de crescimento da população urbana, as condições de vida se tornam inaceitáveis. Surgem deficiências em serviços ambientais e saneamento; no uso do solo; no transporte; na moradia; nos serviços públicos (saúde, educação, segurança) ou na combinação de vários. Essas questões estão naturalmente relacionadas e se agravam com situação de pobreza crescente e carência de planejamento e prioridades governamentais.

Reportando essas considerações para a nossa região, podemos falar em desenvolvimento?
Por exemplo, a água, essencial à vida, estamos servidos desse bem precioso, ou estamos vivendo como no século passado?

Energia, mesmo com os alardeados investimentos feitos, temos em quantidade suficiente para suprir nossas necessidades e das indústrias, ou estamos vivendo à luz de velas?

Temos manejo dos nossos dejetos e resíduos que são produzidos diariamente, ou os estamos jogando a céu aberto, pois não há processo seletivo e saneamento básico?

Temos transporte publico ou estamos nos engarrafamentos, nas ruas estreitas e saturadas por falta de ordenamento?

Temos estratégias de planejamento habitacional, ou estamos simplesmente criando bolsões de exclusão social, deixando para a iniciativa privada criar esses melhoramentos, para poucos privilegiados?

Temos saúde publica de qualidade, ou simplesmente nos vislumbramos com novos projetos midiáticos, quando nem o básico nos supre? (Meus caros leitores, vocês já pararam para pensar em quantos hospitais públicos nós temos?).

Temos um parque industrial, condizente com nossa Região Metropolitana, ou os investimentos estão tão somente na área de serviços?

Temos rodovias e estradas vicinais em perfeito estado de conservação, ou estamos a cair nos buracos e passarmos por obras inacabadas e deixadas para uma ‘segunda etapa’?
Será que com essas poucas indagações, ainda podemos falar em desenvolvimento?
Muito tem sido feito para a criação e embelezamento de espaços específicos em nossa região, o que melhora consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. Mas em contra partida, vemos problemas crônicos que se arrastam por varias administrações, assim como, somos testemunhas do surgimento de novos projetos sem a devida conservação dos antigos, como se aqueles já não fizessem parte das cidades.

Todas essas observações são notórias e fáceis de fazer, assim como, ‘criticar é fácil, quero ver apresentar soluções’... Ouso deixar aqui uma sugestão.

Que tal os administradores da região Metropolitana, se reunirem para traçarem um desenvolvimento conjunto e duradouro para todos os envolvidos? (as cidades, nãos os gestores).

Cito como um exemplo desse entendimento conjunto, que ao invés da compra de ambulâncias, (como a melhor ação de saúde publica promovida), lutassem para a construção de mais um hospital publico, pois o que atende à população está aí, a mais de meio século, com caráter de hospital em época de guerra. Nessa lógica de ação conjunta, poderia ser feito muito mais nas outras áreas, como nas que foi citada no texto.

Claro que não sou especialista, mas exemplificando de forma simplória, poderia ser como se faz um mutirão em determinada área da cidade, envolvendo todas as secretarias. Nesse caso, se faria com todas as cidades que fazem parte da Região Metropolitana. Afinal, a criação por lei e por si só, não vai trazer desenvolvimento para a região.
Ações conjuntas e efetivas trarão o tão falado desenvolvimento para a nossa cidade e região.

Essa é minha opinião.

 

Sobre o blog

Aquariano, funcionário do Ministério da Saúde e universitário do curso de História da UNEAL. Natural de Arapiraca.

Arquivos