Mozart Luna
A BUSCA POR UM AMPLO ACORDO COM TEO,RENAN, COLLOR E BIU
A reunião política realizada em Penedo só teve uma grande novidade que foi a presença do deputado federal Givaldo Carimbão do Pros, que ouviu e assistiu tudo, mas com muito cuidado para não se comprometer politicamente nem arranhar sua relação com o governador.
Houve uma certa frustração por parte de muitas lideranças que foram a Penedo para ouvir o anuncio do nome do candidato que a frente lançaria. A maioria torcia pelo anuncio do nome do senador Renan Calheiros (PMDB) como o nome escolhido, ou de seu filho o deputado federal Renazinho.
Entretanto o que a maioria dos presentes não sabe é que nos bastidores está rolando uma grande negociação para formar um amplo acordo político, que inclui também o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Seria a primeira vez que a eleição para o governo teria um candidato de consenso dos caciques políticos. Para isso é preciso a adesão do senador Benedito de Lira (PP), que já lançou seu nome para o governo do estado.
O impasse está no fato do senador Benedito de Lira continuar irredutível em voltar atrás e indicar um nome para vice numa chapa, que o deputado Renan Filho seria o candidato, mas as conversações continuam e as pesquisas também.
Neste contexto a presença do deputado federal Givaldo Carimbão em Penedo constitui uma grande novidade e indícios que comprovam que está rolando nos bastidores uma grande costura política, que inclui também o grupo do governador Teotonio Vilela Filho, que lançou Eduardo Tavares como candidato tucano, com o objetivo oferecer um palanque para o candidato a presidente, Aércio Neves (PSDB).
Nos bastidores o que se pode observar é o esforço do PMDB em unir todas as forças políticas alagoanas nestas eleições evitando uma disputa e fortalecendo o estado dentro da Federação. Um esforço nobre e difícil de conseguir, mas conduzido pelo habilidoso senador Renan Calheiros (PMDB).
O deputado federal Renan Filho exprimiu bem a situação dizendo que se tem muito tempo ainda para definir o nome da frente para o governo do estado e como o tempo é o senhor da razão, resta apenas esperar. Enquanto isso continua as negociações e não se assustem se assistirem casamento de jacaré com cobra d´água.
Para quem foi a Penedo restou apenas curtir o rio São Francisco e saborear um bom “jacaré” (15) nos restaurantes a Rocheira e Mauricio de Nassau. Bom apetite!
Sobre o blog
Jornalista