Fábio Lopes
A escolha de Luciano Barbosa

A sexta-feira, 13 de junho, foi a data escolhida pela Frente de Oposição para apresentar, em Arapiraca, os pré-candidatos ao governo de Alagoas. Renan Filho como pré-candidato a governador e Luciano Barbosa, como pré-candidato a vice-governador. Ambos do PMDB, mas o chapão é composto por 15 partidos políticos.
A coletiva de imprensa se transformou em um concorrido encontro político com os principais cacifes da política alagoana, que teve como anfitriã a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), que apoia maciçamente a frente composta pelo PMDB, PTB, PT, PDT, PP, PC do B, PT do B, entre outros partidos da coligação.
Renan Filho afirmou que a escolha de Luciano Barbosa se deu por um consenso e unanimidade democrática entre os partidos e, também, pelo perfil de liderança e de atuação política do ex-prefeito de Arapiraca e ex-ministro de Integração Nacional do país.
Luciano Barbosa agradeceu o apoio do povo de Arapiraca e a todas as pessoas que colaboraram para ele chegar a ser o escolhido como pré-candidato a vice-governador. Ele disse que é importante uma representatividade do Agreste alagoano e que irá contribuir com a gestão estadual.
A presença do senador Fernando Collor (PTB), que também é pré-candidato ao Senado pela frente, assim como a do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT), para uma vaga na Câmara Federal e do deputado federal pelo PT, Paulão, foram importante para mostrar a unidade e a força política do grupo de oposição.
Fortaleceram ainda mais o grupo a presença marcante e com discurso enfático da prefeita Célia Rocha que afirmou o apoio e o empenho da Câmara Municipal de Arapiraca à pré-candidatura de todos eles que compõem o chapão. O vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) também compareceu, além de secretários municipais da gestão de Célia Rocha e de Luciano Barbosa. As principais lideranças empresariais e comunitárias do município estiveram presentes.
Nos discursos, os pré-candidatos ressaltaram o tripé do desenvolvimento composto pelos principais setores da administração pública: segurança, educação e saúde.
Os jornalistas frisaram os negativos indicadores do estado nessas áreas e Renan Filho, assim como Luciano Barbosa, respondeu com a proposta de um projeto político transformador, apoiados pela bancada alagoana no Congresso Nacional.
Os pré-candidatos destacaram que a Frente de Oposição tem uma formação sólida e está absolutamente tranquila com a escolha dos seus candidatos e a apresentação deles e dos projetos políticos com clareza, frisando os principais problemas enfrentados por Alagoas na falta de uma estrutura consistente na segurança pública; na falta de uma política focada na educação para acabar com o analfabetismo e na descentralização do sistema de saúde pública.
Jovens e experientes na política alagoana Renan Filho já foi prefeito de Murici, cidade natal de sua família e teve atuação como deputado federal.
Luciano Barbosa governou Arapiraca por dois mandatos e foi ministro da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ambos encabeçam a chapa na disputa majoritária das eleições deste ano.
Agora é esperar para ver o que os demais pré-candidatos de outras chapas e grupos políticos vão apresentar em Arapiraca a respeito dos projetos políticos de cada um para que o eleitor acompanhe e faça a escolha certa nas eleições de outubro.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias

FPI flagra trabalho degradante em pedreiras de Estrela de Alagoas, no Sertão de AL

Estudante de Junqueiro representa Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

Nicolás Maduro agradece ao presidente da Colômbia por mobilização militar entre os dois países

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes recebe título de cidadão alagoano

Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena
