Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Concessão do abastecimento de água

15/08/2014 21h09

A exploração do serviço de abastecimento de água nos municípios é uma concessão das prefeituras com autorização das Câmaras de Vereadores. Em Alagoas cerca de 90% dos municípios entregaram a concessão desse serviço a Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal). Em Maceió a empresa tem lucro assim como em outros municípios como Arapiraca, mas não tem um serviço condizente a lucratividade que obtém. Alguns municípios como Penedo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares o serviço está sob a responsabilidade das prefeituras que chegam a fazer um bom fundo de capital. Nos pequenos municípios do Sertão o abastecimento também de responsabilidade da Casal, que alega ter prejuízos que são cobertos pelos lucros que obtém. O serviço de abastecimento e água em cidades como Porto Calvo não é cobrado até agora. Um fato interessante, mas que deverá mudar nos próximos meses já que a atual gestão está mudando essa forma de administrar. Cobrar pelo abastecimento de água é justo, se o serviço realmente foi realizado com qualidade, fato que não tem sido praxe nos municípios onde a Casal atua, como, por exemplo, Maragogi, onde falta água em várias partes da cidade e no verão os carros pipas tomam conta das ruas, como no Sertão. É preciso que as populações dos municípios que não têm um bom serviço de abastecimento de água questionem os prefeitos e vereadores sobre a possibilidade de tomar de volta a concessão.
Arapiraca
O município de Arapiraca sofre durante mais de dez anos com a falta de água de forma resignada, sofrendo calada, mesmo dando um grande lucro a Casal. A duplicação da adutora do Agreste nada mais foi do que uma obrigação moral que este governo e outros tinham com a capital alagoana do Agreste. Não foi nenhum favor até porque foi realizado com recursos públicos e teve a participação de vários parlamentares que ajudaram na liberação dos recursos.
Arapiraca
Os moradores do bairro Baixa Grande em Arapiraca em breve não sofrerão mais com inundações graças as obras de construção de galerias para escoamento das águas pluviais. O bairro também será totalmente pavimentado graças ao trabalho da prefeitura que conseguiu recursos federais para a obra. A prefeitura também drenou 4.112,30 metros de algumas ruas e avenidas nos bairros e comunidades Zélia Barbosa Rocha, Bom Sucesso, Baixa Grande, Itapoã, São Luiz I e Canafístula I e II.
Delmiro
O prédio onde funciona o Sine, Procon e a Defensoria Pública em Delmiro Gouveia vai completar 80 dias sem energia elétrica, simplesmente porque o governo do estado não paga a conta a um bom tempo. Os serviços prestados por esses órgãos estão parados prejudicando a uma população de 60 mil habitantes da região do Alto Sertão. Muitos alagoanos que precisam do seguro desemprego foram buscar ajuda nos estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Delmiro 2
Os moradores do bairro Pedra Velha reivindicam que seja construída uma passarela na ponte sobre o riacho que dá nome ao bairro. Segundo os moradores a ponte é estreita, aonde os pedestres disputam o espaço com veículos sendo registrados vários acidentes. As crianças e os idosos têm sido as principais vítimas. A ponte faz parte da rodovia AL 220 sobre a responsabilidade do governo do estado.
Penedo
Penedo se prepara para instalar equipamentos necessários para atrair o turismo de eventos e para isso foi assinado entre o prefeito Marcius Beltrão e representantes do Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional (IHPAN). Serão realizados investimentos para dotar vários prédios do sítio histórico de condições para abrigar seminários e congressos. Também serão realizadas ações para atrair investidores do setor hoteleiro, para disponibilizar aos visitantes estabelecimentos confortáveis.
Coruripe
Quem visita Coruripe não pode perder de visitar o trabalho artesanal que é realizado no distrito do Pontal do Coruripe. O trabalho utiliza palha de ouricuri e muita criatividade. O trabalho dos artesãos de Coruripe é conhecido até fora do Brasil e pouco alagoanos conhece. São cestas, jogos americanos e abajures feitos a mão com muito requinte e bom gosto. Coruripe possui um grande potencial turístico que merece ser descoberto.
Japaratinga
A obra de pavimentação da AL 101 Norte em Japaratinga foi danificado no trecho entre Barreiras do Boqueirão e o Pontal. Os recursos utilizados na obra são federais e a obra não tem mais de 3 anos. Os recursos utilizados na obra foram cerca de 6 milhões. O estranho é que a rodovia não foi asfaltada, mas pavimentada com paralepipedo e a largura da pista é estreita e por isso tem causado acidentes. Os buracos começaram antes mesmo da inauguração.
Penedo
A professora Sonia Maria Tavares de Menezes lança hoje o livro Mesclado Poético, às 19 horas na Casa de Penedo. Segundo a escritora o livro é fruto de muito trabalho de mais de dez anos. Sonia Maria disse que o livro tem 62 poesia rimadas,mas também de quadras, fazendo o mesclado. O livro é um relato de momentos e sentimentos segundo a escritora que declarou está realizada com a obra.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos