Fábio Lopes
Aécio e Dilma: a conquista do eleitor pelo debate na TV
A conquista pelos votos do eleitor, principalmente do Nordeste, entre os candidatos à presidência da República começa no debate que será promovido pela Band (TV Bandeirantes), na noite desta terca-feira (14), pouco depois das 22 horas.
Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) vão se enfrentar pela primeira vez na corrida presidencial do segundo turno das eleições do Brasil.
Dilma já visitou cinco estados do Nordeste na semana passada e Aécio esteve em Pernambuco, no último sábado (11), quando recebeu o apoio da família do ex-governador do estado, Eduardo Campos (PSB), falecido em agosto num acidente aéreo em Santos (SP).
Aécio Neves conseguiu e disse que seu programa de governo dará continuidade ao projeto do ex-governador pernambucano.
Dilma Rousseff manteve o apoio por onde andou, inclusive, daqui de Alagoas. Mas, seu programa eleitoral não anda bem das pernas. Ela agride os tucanos e com isso fala mais neles do que em propostas. Bom pra eles.
Lula está PT da vida com isso e sequer aparece na telinha como o fez nos programas do primeiro turno. Deve voltar. É provável, senão já podemos prever o resultado: insatisfação e abandono pela companheira.
As pesquisas começaram apresentando vantagem de Aécio Neves. No entanto, muito ele ainda tem que fazer para conquistar o voto dos nordestinos que acham que o programa Bolsa Família é o único feito para manter Dilma presidenta.
Aécio Neves propõe manter e ampliar o programa social para a camada mais pobre da população brasileira que não é só a nordestina.
Ele tem se aproximado de fortes políticos da região a exemplo de Tasso Jeiressati, do Ceará, e do mesmo partido. De ACM Neto, da Bahia, prefeito de Salvador pelo DEM e de Jarbas Vasconcelos do PMDB, ex-governador de Pernambuco e eleito deputado federal no último dia 5.
Aécio deve reforçar a ideia de que ‘governa para os pobres’, uma vez que governador de Minas Gerais ele investiu mais no norte do estado, considerado o Nordeste brasileiro, priorizando as desigualdades sociais. É isso!
Já a candidata Dilma Rousseff (PT) está na luta para ampliar sua vantagem de votos de 50% que obteve no Nordeste, no primeiro turno. Tem que conquistar também o eleitorado do estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, onde Aécio Neves ganhou no primeiro turno.
Assim como aconteceu com o voto da classe média brasileira e publicada aqui no blog, em que Dilma obteve 26% contra 74% de Aécio. Outra situação apontada pelos especialistas políticos é ela tentar desconstruir a imagem de Aécio, como já vem fazendo, divulgando que o PT venceu em Minas Gerais.
E pra finalizar, o discurso de Dilma usando o pronome “nós” do PT contra “eles” do PSDB para falar de programas sociais e do desemprego, deles.
Enfim, hoje veremos a postura e a atitude de cada um perante as situações sociais colocadas no duelo entre Dilma e Aécio, entre PSDB e PT.
Assistiremos para ver.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
