Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Aécio e Dilma: a conquista do eleitor pelo debate na TV

14/10/2014 15h03

A conquista pelos votos do eleitor, principalmente do Nordeste, entre os candidatos à presidência da República começa no debate que será promovido pela Band (TV Bandeirantes), na noite desta terca-feira (14), pouco depois das 22 horas.

Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) vão se enfrentar pela primeira vez na corrida presidencial do segundo turno das eleições do Brasil.

Dilma já visitou cinco estados do Nordeste na semana passada e Aécio esteve em Pernambuco, no último sábado (11), quando recebeu o apoio da família do ex-governador do estado, Eduardo Campos (PSB), falecido em agosto num acidente aéreo em Santos (SP).

Aécio Neves conseguiu e disse que seu programa de governo dará continuidade ao projeto do ex-governador pernambucano.

Dilma Rousseff manteve o apoio por onde andou, inclusive, daqui de Alagoas. Mas, seu programa eleitoral não anda bem das pernas. Ela agride os tucanos e com isso fala mais neles do que em propostas. Bom pra eles.

Lula está PT da vida com isso e sequer aparece na telinha como o fez nos programas do primeiro turno. Deve voltar. É provável, senão já podemos prever o resultado: insatisfação e abandono pela companheira.

As pesquisas começaram apresentando vantagem de Aécio Neves. No entanto, muito ele ainda tem que fazer para conquistar o voto dos nordestinos que acham que o programa Bolsa Família é o único feito para manter Dilma presidenta.

Aécio Neves propõe manter e ampliar o programa social para a camada mais pobre da população brasileira que não é só a nordestina.

Ele tem se aproximado de fortes políticos da região a exemplo de Tasso Jeiressati, do Ceará, e do mesmo partido. De ACM Neto, da Bahia, prefeito de Salvador pelo DEM e de Jarbas Vasconcelos do PMDB, ex-governador de Pernambuco e eleito deputado federal no último dia 5.

Aécio deve reforçar a ideia de que ‘governa para os pobres’, uma vez que governador de Minas Gerais ele investiu mais no norte do estado, considerado o Nordeste brasileiro, priorizando as desigualdades sociais. É isso!

Já a candidata Dilma Rousseff (PT) está na luta para ampliar sua vantagem de votos de 50% que obteve no Nordeste, no primeiro turno. Tem que conquistar também o eleitorado do estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, onde Aécio Neves ganhou no primeiro turno.

Assim como aconteceu com o voto da classe média brasileira e publicada aqui no blog, em que Dilma obteve 26% contra 74% de Aécio. Outra situação apontada pelos especialistas políticos é ela tentar desconstruir a imagem de Aécio, como já vem fazendo, divulgando que o PT venceu em Minas Gerais.

E pra finalizar, o discurso de Dilma usando o pronome “nós” do PT contra “eles” do PSDB para falar de programas sociais e do desemprego, deles.

Enfim, hoje veremos a postura e a atitude de cada um perante as situações sociais colocadas no duelo entre Dilma e Aécio, entre PSDB e PT.

Assistiremos para ver.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos