Pulo da Gata
Osteopatia é alternativa para redução de cólicas menstruais
A dismenorreia, ou simplesmente cólica menstrual, é definida como dor pélvica associada à menstruação, constituindo uma das queixas ginecológicas mais frequentes. As taxas de prevalência variam entre os estudos, chegando a alcançar valores na ordem de 90%. A dor é de natureza espasmódica ou em cólica, acompanhando o início do fluxo menstrual ou precedendo-o em algumas horas. Podem existir outros sintomas associados, como: dor nas costas, náusea, vômito, diarreia, cefaleia e fadiga.
O útero é sustentado por diversas estruturas dentre músculos, fáscias e ligamentos, estes são inseridos em ossos específicos da região da pelve (‘bacia’). Se a paciente apresenta flacidez ou tensão nesta área do corpo, assim como alterações estruturais/posicionais destes ossos, a probabilidade da mulher apresentar uma alteração uterina é considerável. Isto pode acarretar um desalinhamento uterino dificultando o desempenho do órgão no ciclo menstrual.
De forma mais abrangente, podemos afirmar que as crises dolorosas pré-menstruais podem ser de natureza hormonal, nervosa, lesional e/ou estrutural (Postural).
Portanto, a cólica menstrual não pode ser considerada normal e pode sim ser devidamente tratada com osteopatia, seu tratamento não é simplista e necessariamente medicamentoso.
A osteopatia visa uma avaliação e correção das estruturas envolvidas no quadro, sejam estas estruturas ligadas diretamente ou indiretamente ao aparelho reprodutor feminino, são utilizadas técnicas específicas e a paciente apresenta resultados a curto/médio prazo.
Sobre a osteopatia
É uma prática de medicina alternativa que consiste em manusear os encaixes dos ossos, além das vísceras e do crânio . Os osteopatas creem que esses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho. A proposta é buscar o equilíbrio do corpo. No Brasil, a osteopatia só pode ser praticada por fisioterapeutas com formação específica na área.
* Este artigo é de autoria de Douglas Leão, fisioterapeuta, com especialização em Osteopatia e atuação em Arapiraca.
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.
Arquivos
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
