Pulo da Gata
Nutricionista lista dicas para controlar a alimentação no inverno

A temperatura diminui e a preguiça aumenta, com isso cresce a vontade de comer alimentos que mantenham o corpo aquecido - estes, geralmente, mais gordurosos e que fazem o ponteiro da balança despontar. É aí que mora o perigo, principalmente, para quem deseja perder peso e está em processo de reeducação alimentar.
Para quem não quer deixar a dieta de lado, mas não abre mão de um chocolate quente, a nutricionista Mirella Freire* trouxe uma receita da guloseima com menos calorias. Ela também trouxe cinco dicas para não exceder nas refeições e manter-se bem na luta contra a balança.
Comidas gordurosas podem prejudicar a digestão
É comum o cardápio no inverno ficar mais recheado de alimentos doces e enriquecidos com gordura. Isso acontece, principalmente, porque a baixa temperatura leva o organismo a exigir mais energia para se aquecer, buscando essa compensação na comida. Porém, muito cuidado pois nada de compensar emoções ou frio em alimentos para evitar aumento de peso e problemas com a digestão. Entre os alimentos mais ingeridos nesta estação estão as massas, queijos, pizzas, sanduíches, frituras e fondues.
Não pode deixar de ingerir muita água
A sensação de sede diminui muito durante o inverno porém, a ingestão de líquido é importante para a prevenção de doenças. O inverno faz cair não só a temperatura, como o consumo de água. Entretanto, apesar da sensação de sede diminuir a importância do líquido para o organismo não diminui. O grande problema é que a maioria das pessoas já consome baixas quantidades no calor imagine então no período de frio.
Não pare de se mexer
Para continuar bem no inverno a dica é não parar as atividades físicas e o consumo de água. Nada de exageros na alimentação usar a palavra moderação é a principal meta.
Sopas e chás estão liberados
As sopas e os chás são ótimas opções para enfrentar este frio mantendo a forma. Use da criatividade utilizando de legumes variados, hortaliças e tubérculos, carnes magras, leguminosas e ervas aromáticas. Evite acompanhar as sopas com pães.
Para espantar o frio e dar mais sabor ao inverno os chás quentes podem ser uma ótima opção para este período. Além de suas propriedades terapêuticas os chás irão ajudar na hidratação a depender do chá escolhido. Vale apena consultar seu nutricionista para melhor indicar o chá adequado a sua necessidade. Cada erva possuem propriedades terapêuticas específicas.
Para não extrapolar em calorias, fica a dica de um chocolate quente mais leve
INGREDIENTES:
02 xícaras de chá de água
06 col sopa de leite em pó desnatado
3 col sopa de cacau em pó
4 col sopa de adoçante culinário
1 col chá de amido de milho
1 col chá de essência de baunilha
1 pedaço de canela em pau
MODO DE PREPARO:
No liquidificador, bata a água, o leite em pó, o cacau, o adoçante e o amido de milho. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, acrescente a essência de baunilha e a canela, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até encorpar. Retire os pedaços de canela e sirva em seguida.
*Mirella Freire
Nutricionista
CRN6-5884
Atendimento: Fisio e Saúde e Vida Bella
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.
Arquivos
Últimas notícias

Ex-comandante da Aeronáutica que negou 'minuta do golpe' depõe ao STF

INSS: Câmara aprova urgência de PL que proíbe descontos em benefícios

Senado vota hoje lei que afrouxa regras ambientais para obras; veja pontos
![[Vídeo] Nível do rio Jacuípe sobe, pode transbordar e população teme nova cheia](https://img.7segundos.com.br/K4oe7B2FFWIeNuamytLgLYYVP5A=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-21-at-082124.jpeg)
[Vídeo] Nível do rio Jacuípe sobe, pode transbordar e população teme nova cheia

Motorista embriagado sem habilitação foge após acidente e é preso em Palmeira dos Índios
