Pulo da Gata
Nutricionista lista dicas para controlar a alimentação no inverno

A temperatura diminui e a preguiça aumenta, com isso cresce a vontade de comer alimentos que mantenham o corpo aquecido - estes, geralmente, mais gordurosos e que fazem o ponteiro da balança despontar. É aí que mora o perigo, principalmente, para quem deseja perder peso e está em processo de reeducação alimentar.
Para quem não quer deixar a dieta de lado, mas não abre mão de um chocolate quente, a nutricionista Mirella Freire* trouxe uma receita da guloseima com menos calorias. Ela também trouxe cinco dicas para não exceder nas refeições e manter-se bem na luta contra a balança.
Comidas gordurosas podem prejudicar a digestão
É comum o cardápio no inverno ficar mais recheado de alimentos doces e enriquecidos com gordura. Isso acontece, principalmente, porque a baixa temperatura leva o organismo a exigir mais energia para se aquecer, buscando essa compensação na comida. Porém, muito cuidado pois nada de compensar emoções ou frio em alimentos para evitar aumento de peso e problemas com a digestão. Entre os alimentos mais ingeridos nesta estação estão as massas, queijos, pizzas, sanduíches, frituras e fondues.
Não pode deixar de ingerir muita água
A sensação de sede diminui muito durante o inverno porém, a ingestão de líquido é importante para a prevenção de doenças. O inverno faz cair não só a temperatura, como o consumo de água. Entretanto, apesar da sensação de sede diminuir a importância do líquido para o organismo não diminui. O grande problema é que a maioria das pessoas já consome baixas quantidades no calor imagine então no período de frio.
Não pare de se mexer
Para continuar bem no inverno a dica é não parar as atividades físicas e o consumo de água. Nada de exageros na alimentação usar a palavra moderação é a principal meta.
Sopas e chás estão liberados
As sopas e os chás são ótimas opções para enfrentar este frio mantendo a forma. Use da criatividade utilizando de legumes variados, hortaliças e tubérculos, carnes magras, leguminosas e ervas aromáticas. Evite acompanhar as sopas com pães.
Para espantar o frio e dar mais sabor ao inverno os chás quentes podem ser uma ótima opção para este período. Além de suas propriedades terapêuticas os chás irão ajudar na hidratação a depender do chá escolhido. Vale apena consultar seu nutricionista para melhor indicar o chá adequado a sua necessidade. Cada erva possuem propriedades terapêuticas específicas.
Para não extrapolar em calorias, fica a dica de um chocolate quente mais leve
INGREDIENTES:
02 xícaras de chá de água
06 col sopa de leite em pó desnatado
3 col sopa de cacau em pó
4 col sopa de adoçante culinário
1 col chá de amido de milho
1 col chá de essência de baunilha
1 pedaço de canela em pau
MODO DE PREPARO:
No liquidificador, bata a água, o leite em pó, o cacau, o adoçante e o amido de milho. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, acrescente a essência de baunilha e a canela, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até encorpar. Retire os pedaços de canela e sirva em seguida.
*Mirella Freire
Nutricionista
CRN6-5884
Atendimento: Fisio e Saúde e Vida Bella
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.
Arquivos
Últimas notícias

Deputado Fabio Costa cobra ação da Secretaria de Segurança após tiroteio no Jacintinho

Sucesso no Bosque, telão transmitirá 1º jogo do ASA pelas quartas de final da Série D neste sábado (30)

Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026

Mulher é presa por tráfico de drogas e corrupção de menores em Coqueiro Seco

Prefeitura de Arapiraca avança na modernização da gestão com plataforma inovadora
